– Coordenadora do Núcleo de Práticas Contábeis apresenta as atividades a serem propostas para o NPC 2010/2

A Coordenadora do Núcleo de Práticas Contábeis da Faculdade de Balsas, Lidiane dos Santos Silva, já está concluindo o calendário de atividades para o segundo semestre letivo. São muitas as atividades programadas, incluindo desde Análise de Balanços, passando pela Prática na Escrituração até o Atendimento às Empresas do Terceiro Setor. Os Núcleos de Práticas  da Faculdade de Balsas foram criados para atender às demandas da sociedade em geral, ao mesmo tempo em que proporcionam aos acadêmicos uma melhor articulação entre teoria e prática.

Projeto A Prática da Teoria (acesso prático às disciplinas que estão sendo ministradas neste semestre)

A coordenadora do núcleo fará reuniões com todos os professores que ministrem disciplinas no curso de Ciências Contábeis que possam ser transformadas em prática na sociedade. Os alunos vivenciarão por meio dos projetos todas as disciplinas envolvidas. Ao final acontecerá uma mostra dos resultados obtidos por cada turma.

Envolvidos: todos os períodos

Projeto Análise de Balanços

Em parceria com um escritório de contabilidade da cidade os alunos em grupos ficarão responsáveis pela interpretação dos balanços por meio de relatórios que serão emitidos aos clientes do parceiro, utilizando os índices aprendidos nas disciplinas de administração financeira e análise das demonstrações contábeis.

Envolvidos: Alunos a partir do 5º semestre

Número de envolvidos: 4 alunos

Projeto de atendimento às empresas do terceiro setor

Um aluno será selecionado para que em dois dias da semana faça o atendimento às empresas do terceiro setor e por meio do projeto faça o repasse a cinco alunos sobre as necessidades contábeis desta empresa.

Envolvidos: alunos a partir do 5º semestre

Número de envolvidos: 6 alunos

Prática na escrituração

O professor da disciplina Laboratório Contábil escolherá 5 alunos para que estes repassem seus conhecimentos aos alunos do 4º e 6º período, mostrando aos acadêmicos de Ciências Contábeis interessados e inscritos no projeto a prática da disciplina contabilidade, por meio de um exercício formulado pelo professor.

Envolvidos: Alunos a partir do 3º período

Número de envolvidos: a definir

Projeto Consultores do NPC

A Coordenação do NPC selecionará alunos para que estes se transformem em consultores do Núcleo. Estes alunos irão às empresas, verificarão as dificuldades e selecionarão as atividades que deverão ser desenvolvidas, de acordo com a oferta de atividades oferecidas pelo Núcleo.

Envolvidos: Alunos a partir do 5º período

Número de envolvidos: 5 alunos