ATIVIDADES COMPLEMENTARES – TIRE SUAS DÚVIDAS

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:”Times New Roman”,”serif”;}

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. O que são atividades complementares?

Compreende-se como Atividades Complementares aqueles componentes curriculares enriquecedores e complementadores do perfil do formando que possibilitam o reconhecimento, por avaliação de habilidades e competências do aluno.

Também são consideradas Atividades Complementares aquelas adquiridas fora do ambiente acadêmico, incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mercado do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade.

Exemplo: Semanas Acadêmicas

1. Existe um limite mínimo de horas a serem comprovadas por curso?

As Atividades Curriculares possuem carga horária variável por curso, de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso – PPC, que deve ser cumprida integralmente por todos os alunos regularmente matriculados como requisito acadêmico para a conclusão do curso.

– Administração – 320 horas

– Ciências Contábeis – 320 horas

– Direito – 320 horas

1. Como fazer para validar as horas de atividades complementares junto à instituição?

A validação da Atividade Complementar deverá ser requerida pelo aluno interessado, em formulário próprio (disponível na Secretaria Geral) acompanhado de documento comprobatório da realização da atividade. Este requerimento será encaminhado ao coordenador do curso que para verificação de compatibilidade e após encaminhado ao NPPGE para fins de validação.

Após a tramitação do requerimento, aluno poderá verificar a quantidade de horas validadas junto à Secretaria Geral.

1. Todos os certificados e/ou comprovantes entregues para validação das atividades complementares são aceitos em sua totalidade (carga horária)?

Não. Existe uma tabela de valoração das Atividades Complementares onde constam as categorias das atividades bem como o limite de horas a serem comprovadas por semestre e em tua totalidade.

Uma situação para exemplificar o parágrafo acima são os cursos realizados à distância. A valoração destes é em 50% (cinqüenta por cento) da sua hora total, logo se o aluno realiza um curso de 20 horas, serão validadas 10 horas.

Observação: No anexo 1 do regulamento de atividades complementares disponível na                        biblioteca da Faculdade consta a tabela de valoração das atividades.