Videoconferência sobre Telemedicina

Acadêmicos do 3º período do curso de Sistemas de Informação participam de ciclo de Palestras. A atividade faz parte do conteúdo programático da disciplina Seminário em TI.
A palestra realizada na ultima quarta-feira contou com a participação especial do Prof. João Carlos Cavalcanti da Silveira, que possui graduação em Bacharelado Em Física e mestrado em Ciências Físicas e Matemáticas, ambos pela Universidade da Amizade dos Povos Patrice Lumumba- Rússia (1979). DEA en Didactique des Disciplines (option Sciences Physiques) pela Universidade de Paris 7, França, 1985.

Atualmente é professor convidado mestre da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Consultor de Projetos na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: telemedicina, ensino de física, combustão e propulsão.
O assunto debatido foi a TELEMEDICINA. No Brasil, as ações nessa área vêm sendo realizadas desde a década de 90, porém de forma tímida. São notórios os benefícios que essa tecnologia vem trazer para o país, proporcionando a formação e a consolidação de redes colaborativas integradas de assistência médica à distância. Benefícios como a redução dos custos com transportes e comunicações e a possibilidade de levar a medicina especializada a regiões remotas do país.
Tudo isso foi mostrado por meio da experiência da Santa Casa de Porto Alegre (um dos maiores complexos hospitalares do País) com este tipo de tecnologia. A palestra foi proferida por meio de videoconferência.

(20.02.2014)