Encerramento do semestre do Projeto de Encaminhamento Profissional – PEP

O mercado de trabalho está cada vez mais acirrado. Conhecimento técnico e experiência já não são mais diferenciais para aqueles profissionais que buscam uma estabilidade profissional. O mercado está cada vez mais exigente.

Para que a pessoa se torne um profissional de alto nível é necessário estar preparado para os desafios que viram. Para tanto, é indispensável que:

• Estabeleça metas claras;
  • Exercite seu marketing pessoal;
  • Seja comprometido e ético;
  • Mantenha seu networking atualizado e ativo;
  • Esteja sempre atualizado;
  • Saiba gerenciar o seu tempo.

Pensando nisto o curso de Administração e de Gestão Comercial da UNIBALSAS, na pessoa de seu coordenador, Emerson Paulo dos Santos Rodrigues, desenvolveu o PEP – Projeto de Encaminhamento Profissional, coordenado pelo professor Pedro Irminio Alcantara Vieira, que tem como finalidade estar encaminhando os jovens estudantes destes cursos para o mercado de trabalho. Tendo como finalidade principal ajudar os jovens a desenvolver habilidades práticas nas empresas de Balsas, podendo assim, associar a teoria com a prática.

Existe na realidade uma troca mútua de informações e experiências, onde todos saem ganhando.

Alguns acadêmicos encontram-se desenvolvendo atividades práticas nas empresas locais, entre elas estaremos citando o Banco do Amazonas e a Câmera de Dirigentes Lojistas de Balsas.

Veja o que falou a Sra. Márcia Garcia, secretária executiva da CDL de Balsas: “Eu queria agradecer a pareceria com UNIBALSAS neste projeto PEP, um projeto que me indicou uma estagiaria (Camila). Esta funcionária tem feito um excelente trabalho, já vem com uma mentalidade diferente das demais que a gente contrata em outras agenciais e parabenizar, realmente os professores a direção da UNIBALSAS por proporcionar esta oportunidade a esses jovens que estão estudando”.

A acadêmica Camila Guimarães Pimental se referiu ao PEP como: “Sou aluna do 6º período de administração, estou estagiando através do PEP no CDL, estou adquirindo muitos conhecimentos na área de auxiliar administrativo, estou muito feliz por tem conseguido este estágio e agradeço a UNIBALSAS por está oportunidade”.

No Banco do Amazonas estão estagiando as acadêmicas Rosana Carneiro Ribeiro e Nágila Silva Vieira, sendo que Rosana comentou: “Trabalho como estagiária no Banco da Amazônia na área do atendimento e com isso consegui melhorar a forma de atender as pessoas. Efetuo também arquivamento de documentos, agradeço ao PEP e ao Banco da Amazônia pela oportunidade”.

Existem outras empresas que fazem parte desta parceria, as quais estarão sendo nomeadas em uma outra oportunidade.

Sendo assim, o PEP, que é originalmente uma iniciativa do NDE dos cursos de Administração e Gestão Comercial estará dando continuidade em suas atividades de encaminhamento de estudantes para o mercado, sendo em estágios ou vagas de emprego. Além disso, estará também recebendo estudantes que queiram atuar no projeto como colaboradores, e desta forma agregando experiência prática as suas carreiras. Interessados em vagas, ou mesmo na atuação prática devem enviar seus currículos para o email: pep@unibalsas.edu.br.

(03.12.2015)