VI Encontro Anual de Pesquisa de Iniciação Científica (ENAPIC) da Unibalsas

Aconteceu no dia 27 de novembro de 2015 o VI Encontro Anual de Pesquisa de Iniciação Científica da UNIBALSAS. Na oportunidade, o evento contou com acadêmicos oriundos da Faculdade de Balsas e Universidade Federal do Maranhão expondo em forma de comunicação oral pesquisas concluídas ou em andamento. Foram 25 trabalhos aprovados distribuídos nas áreas de direito, gestão e negócios, tecnologia e saúde.

O evento teve iniciou com a palestra “A Influência da Pesquisa no Brasil” com o Prof. Dr. Paulo Alfredo Schönardie – Doutor em Ciências Econômicas e Sociais pela Universidade de Hamburgo –UHH na Alemanha, Pós-doutorando em Educação nas Ciências na Unijuí que discorreu sobre a realidade da pesquisa atual, e a influência de outros continentes, principalmente o Europeu na pesquisa brasileira, por conseguinte, a palestra do Prof.º Me.  Jefferson Fontinele da Silva – Docente da Universidade Federal do Maranhão, apresentou um breve mapeamento e os principais elementos que compõem a Pesquisa Científica no cenário brasileiro, que debateu sobre a “A Importância da Pesquisa Científica no Brasil”, finalizando o ciclo de palestra com o Prof.º Me. Jairo Menezes Ferraz – Docente da Faculdade de Balsas – UNIBALSAS, que trouxe a temática “As Contribuições da Pesquisa para a Vida Acadêmica” abordando as contribuições da ciência para a vida acadêmica e consequentemente o crescimento profissional e intelectual.

O coordenador do Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Prof. Me. Cleverton Marlon Possani avaliou o VI ENAPIC com bastante entusiasmo, pois se tratou de um evento que pôde reunir iniciantes e veteranos da prática científica e de extensão da cidade de Balsas. De acordo com o coordenador, a parceria com a UFMA e outras instituições que direta e indiretamente contribuíram para o sucesso do evento, fortalece a práxis pedagógica, na medida em que, fomenta nos acadêmicos e na sociedade o interesse pela pesquisa científica.

Ao final do evento, foram divulgados os dois melhores trabalhos apresentados, com premiação em medalha e menção honrosa:

1º EVENTOS: O PORTAL DE EVENTOS DA FACULDADE DE BALSAS – Eduardo Seidi Oguido – Tecnologia da Informação (UNIBALSAS);

2º PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DOS EGRESSOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS – Luma Fernandes Mendes – Negócios e Gestão Contábeis (UNIBALSAS).

(30.11.2015)