1º SEMESTRE |
1- INICIAÇÃO UNIVERSITÁRIA
Ementa:
Estudo da postura epistemológica em ambiente universitário. Aspectos referentes à vida universitária. Concepções de estudo e aprendizagem. Formas de relacionamento com o conhecimento. Órgãos deliberativos e de apoio acadêmico da Faculdade de Balsas. Regulamentações da Faculdade de Balsas e Curso. Abordagem inicial das habilidades e hábitos de leitura. Introdução a aspectos referentes à elaboração de trabalhos acadêmicos e atividades de pesquisas e extensão.
2- LÍNGUA PORTUGUESA
Ementa:
Linguagem, língua e comunicação. Texto. Textualidade. Coesão. Coerência. Tipologia e gênero textual (narrativa, relato, texto, informativo, opinativo, argumentativo). A Leitura como base para produção textual. Interpretação de textos. Resumo. Resenha. Produção textual. Revisão gramatical. O texto de caráter científico.
3- FOTOGRAFIA
Ementa:
A história da fotografia e sua contextualização na linguagem midiática, como instrumento de comunicação. Processos técnicos para a produção de imagens fotográficas. Operação de câmeras e acessórios. Fundamentos da fotografia (abertura, exposição, foco, profundidade de campo e obturador). A composição da fotografia e suas regras.
4- INTRODUÇÃO À PUBLICIDADE
Ementa:
Introdução à publicidade. Agência de Propaganda: Organização e Funcionamento. A responsabilidade social do publicitário. Ética Publicitária. Conselho de Auto-regulamentação publicitária (CONAR). Legislação Aplicada a Publicidade.
5- ESTÉTICA E CULTURA DE MASSA
Ementa:
Conceito de Cultura. A relação do homem, o estudo das sociedades humanas através dos tempos, Métodos e Principais abordagens teóricas. A cultura brasileira, afro-brasileira e indígena. A indústria cultural e a cultura de massa. Apresentação dos conceitos sobre estética e sua transposição para a arte publicitária. Estilos estéticos do pensamento clássico, barroco, gótico e moderno. O conhecimento do aspecto teórico para a compreensão da prática na propaganda gráfica, audiovisual e digital.
6- CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
Ementa:
Criatividade: conceito, características e técnicas. O processo criativo. A criatividade e seus objetivos de comunicação com o mercado. Inovação e startups.
2º SEMESTRE |
7- REDAÇÃO PUBLICITÁRIA
Ementa:
As funções do redator publicitário. Componentes do anúncio publicitário. Criação de textos publicitários para mídia impressa, eletrônica (RTV) e digital. Funções, técnicas, formas e estilos da Redação Publicitária. Análise crítica, perceptiva e estética do texto publicitário. O poder de persuasão da Redação Publicitária.
8- DIREÇÃO DE ARTE
Ementa:
Ferramentas básicas utilizadas na direção de arte. Aspectos relativos a editoração de imagens, produção gráfica e finalização de layouts.
9- FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA
Ementa:
Técnicas de fotografia publicitária. Iluminação. Cenário. Execução de produções fotográficas em estúdio e externas. Produções de exposições e instalações fotográficas.
10- ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Ementa:
Histórico da assessoria de comunicação e delimitação de funções. Relacionamento do assessor com os meios de comunicação e com o seu assessorado. Produtos e serviços oferecidos e estrutura necessária para seu funcionamento. Gerenciamento de crise. Comunicação Interna e Externa.
3º SEMESTRE |
11- ATENDIMENTO PUBLICITÁRIO E PLANEJAMENTO DE CAMPANHA
Ementa:
O atendimento ao cliente (contas) e relacionamento com o profissional de publicidade e propaganda. Estruturas de atendimento nas agências e nas assessorias. Posicionamento e decisões na área de atendimento. Treinamento do profissional na apresentação de seu trabalho ao cliente. A defesa do produto e o respeito ao cliente. Técnicas de planejamento de campanha. A perspectiva do cliente, da agencia, do veiculo e fornecedor. Ferramentas de comunicação. Elaboração dos planos e execução de campanhas de publicidade e propaganda.
12- PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM RÁDIO
Ementa
Roteiro, produção e edição. Linguagem publicitária utilizada em rádio, suas particularidades, limitações e possibilidades. Produção de peças publicitárias voltadas ao meio radiofônico. Ferramentas básicas de produção e edição.
13- MARKETING
Ementa:
Conceitos e fundamentos de Marketing. O sistema de Marketing e o ambiente de Marketing. O Planejamento Estratégico e o papel do Marketing. Mensuração e previsão. O composto mercadológico. Decisões estratégicas. O marketing como filosofia de negócio.
14- COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Ementa:
Comportamento do consumidor. Vantagens da orientação ao cliente. A especialização dos papéis de compra. Valor para os consumidores. Influências no comportamento de compra. Processos mentais de decisão e motivação. Processo de Pós Compra: consumo e avaliação. Pesquisa de Mercado
4º SEMESTRE |
15- PLANEJAMENTO DE MÍDIA
Ementa:
Classificação do público. Análise e hierarquização de meios apropriados de acordo com a audiência-alvo. Planejamento de mídia. Programação de veículos. Cronograma de veiculação. As novas potencialidades do meio digital. Mídias alternativas (no medias).
16- PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM TV
Ementa:
Roteiro, produção e edição. Linguagem publicitária utilizada em TV, suas particularidades, limitações e possibilidades. Produção de peças publicitárias voltadas ao meio televisivo. Cenário. Iluminação. Ferramentas básicas de produção e edição. Técnicas básicas de câmera. Utilização dos recursos de estúdio. Títulos, legendas e créditos.
17- GESTÃO DE EVENTOS
Ementa:
Conhecimento teórico e prático da produção de eventos. Classificação dos eventos. Fases do evento. Cerimonial. Elaboração de projetos em eventos. Planejamento. Captação de Recursos. Marketing de Eventos.
18- PROMOÇÃO DE VENDAS
Ementa:
Aplicação dos princípios de marketing na venda de produtos e serviços. Promoção de Vendas. Ferramentas de gestão e fidelização do público-alvo. Estratégias de lançamento de produtos e serviços.
Customização e otimização do ponto de venda. Estratégias de Marketing para o ciclo de vida do produto.
19- OPTATIVA
Ementa:
Conteúdo de caráter dinâmico e optativo conforme segue abaixo.
5º SEMESTRE |
20- TÓPICOS ESPECIAIS
Ementa:
O tema abordado pela disciplina será definido pelo Núcleo Docente Estruturante e aprovado pelo Colegiado do Curso.
21- EMPREENDEDORISMO
Ementa:
Fundamentos de administração. Tipos e composições de organização. Organizações com enfoque sistêmico. Administração e administradores. Estilos de administração. Administração de Marketing. Gestão de empresas de comunicação social. Familiarização com o pensamento empreendedor. Evolução histórica das diversas teorias de administração e sua influência nas modernas agências publicitárias. Criação de projetos empreendedores em comunicação. Análise de experiências de profissionais da comunicação e estudos de caso para percepção do que torna um bom produto um negócio viável. Reflexão sobre a gestão de carreira em publicidade adequada aos novos paradigmas da empregabilidade. Vocação empreendedora, desenvolvimento de mentalidade empresarial.
23- PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA PARA MÍDIAS DIGITAIS
Ementa:
Perspectivas e novas tendências para o Marketing e a Comunicação Digital. Formatos de Propaganda on-line. Linguagem publicitária utilizada em mídias digitais, suas particularidades, limitações e possibilidades. Produção de peças publicitárias voltadas ao meio digital. Ferramentas básicas para a produção de peças publicitárias para o mercado online.
24- PROJETO EXPERIMENTAL
Ementa:
Definição do calendário de orientações e atividades. O projeto acadêmico e as práticas para a realização de uma campanha publicitária para cliente real a ser definido. Briefing. Pesquisa. Diagnóstico da Pesquisa. Planejamento da campanha. Criação e produção. Apresentação e avaliação pelas bancas examinadoras.
25 – INTEGRALIZAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL
Ementa:
Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.
OPTATIVAS:
O estudante deverá cumprir 40 (quarenta) horas referente à disciplina optativa.
A estrutura curricular permitirá ao acadêmico optar por uma das disciplinas abaixo:
- Inglês Instrumental;
- Espanhol Instrumental;
- Libras;
- Fundamentos da Música;
- Educação Ambiental;
- Psicanálise e Educação;
- Direito Trabalhista;
- Diversidade Sexual.