Notícias

Mesa Temática – Condição humana, educação e conhecimento

Na tarde de ontem aconteceu o último dia das Mesas Temáticas realizadas pelo curso de Pedagogia.

A brilhante participação dos membros da mesa, Prof. César Augusto Danelli Junior (mediador), Prof. Eduardo Matzembacher Frizzo e Emp. Sérgio Barros de Souza, levaram as acadêmicas de Pedagogia a pensar sobre educação, chamando a atenção para que esta, não se separa da condição humana e do conhecimento.

A partir disso, os debatedores problematizaram ideias que podem ser tomadas por óbvias, mas que, não chega a constituir-se em um problema para quem “tem um pé na filosofia”, e sabe que o óbvio é aquilo sobre o qual paramos de pensar. Compreensão que se articula com a definição de filosofia de Merleau Ponty, segundo o qual a verdadeira filosofia é “reaprender a ver o mundo”. A primeira das obviedades é a aceitação do fato de que não nascemos humanos, mas, concordando com Kant, nos tornamos humanos pela educação.

Ademais, foi debatido sobre a “crise” na educação, pautado pelos pensamentos de Hannah Arendt, Immanuel Kant e outros teóricos de nossa tradição, tais como Heidegger, Nietzsche e Bauman, buscando, antes da pretensão de solucionar desde já o problema, procurar entender a conjuntura deste debate tão difundido na área da educação.

(08.10.2015)