– Trabalho acadêmico de Administração discute o destino do lixo urbano

Na pesquisa, os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU’s) ou lixo urbano, destaca-se como um dos principais problemas ambientais da atualidade. O objetivo é mostrar soluções cabíveis para o destino desses resíduos; que há leis e projetos que podem conscientizar a população no sentido de cobrar iniciativas dos governantes. O trabalho que faz parte da disciplina Comunicação Organizacional, ministrada pela Profa. Marta Piovesan, também sugere a implantação de um aterro sanitário e a erradicação do lixão do município de Balsas-MA. (14/05/2012)

Para a aluna Luanara Lucena, “A realização desse trabalho foi de extrema relevância por ter proporcionado um conhecimento mais profundo sobre o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos e despertado a necessidade de cobrar, das autoridades responsáveis, a implantação do projeto em nossa cidade.”

Ao final da pesquisa os alunos enfatizaram que existe um trabalho muito sério, e muito bem feito sendo desenvolvido pelo Governo Federal, mas que é preciso que os cidadãos façam a sua parte para implantar o projeto na cidade de Balsas-Ma, e pra  que todo esse Plano de Gestão de Resíduos Sólidos não se torne mais um plano sem resultados na nossa sociedade.

“Portanto é necessária a participação da sociedade nas audiências que serão realizadas, e no caso de não ocorrerem as mesmas, cobrá-las de nossos representantes, para assim começarmos a construir uma cidade melhor”, destacam os alunos Jessica Costa, Joselia Alves, Lhais Ferreira e Luanara Lucena.

Estima-se que cada pessoa produz, em média, 1,3 kg de resíduo sólido/dia

(Fonte: Pesquisa da disciplina Comunicação Organizacional – Curso de Administração – Faculdade de Balsas)