– Professores da Faculdade de Balsas têm artigo publicado em Seminário da USP

O artigo intitulado “Atributos para a Valorização da Imagem do Professor Universitário: uma Pesquisa Aplicada na Faculdade de Balsas, Maranhão” foi selecionado para a publicação no XIV SEMEAD – Seminário de Ensino e Pesquisa em Administração da USP. O artigo é de autoria de Gustavo da Rosa Borges (Prof. da Unibalsas), Fábio Roberto Pillatt (Diretor e Prof. da Unibalsas) e Edar da Silva Añaña (Diretor e Prof. da Universidade Federal de Pelotas) (22/09/2011).

Nos dias 13 e 14 de outubro de 2011 acontece o o XIV SEMEAD. Trata-se do mais importante seminário de Administração da USP e tem apoio da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

O trabalho, que está selecionado para apresentação na área de Ensino de Administração, apresenta os itens mais relevantes para a boa imagem de professores do ensino superior. Através do estudo de pesquisas qualitativas e posteriormente quantitativas, verificou-se que a imagem do professor pode ser explicada pela “Interação com o aluno”, “Proficiência”, “Didática” do professor, “Comprometimento profissional”, e “Conformidade com as normas”; sendo que o aspecto mais relevante é a o Comprometimento Profissional.

Verificou-se ainda, que dos 43 itens pesquisados, “domínio do conteúdo”, “respeito e educação em classe” e “titulação” são os mais importantes na opinião dos 502 alunos entrevistados ano passado na Unibalsas.