– Professor do Curso de Sistemas de Informação agora é mestre

Com o tema “Fábrica de Software como Instrumento de Geração de Capital Humano, Empreendimento e Inovação em Unidades Acadêmicas”, o Prof. Rodrigo Ferreira do Curso de Sistemas de Informação, da Unibalsas – Faculdade de Balsas, tornou-se mestre pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançado do Recife – CESAR.edu. A defesa da dissertação aconteceu no dia 19 de agosto, com o objetivo de responder à questão central: Fábrica de Software pode ser um instrumento de geração de capital humano, empreendimento e inovação em unidades acadêmicas? (27/08/2010)

Além disso, o projeto também pretendia responder às questões complementares:

É viável a implantação de uma Fábrica de Software no meio acadêmico? As disciplinas da grade curricular do curso de Sistemas de Informação, suficientemente, auxiliam na execução das tarefas em uma Fábrica? Há interesse dos acadêmicos em participar de projetos em uma Fábrica? Que processo de software utilizar na Fábrica? Qual o impacto dos acadêmicos que participam de projetos na Fábrica de Software?

Sobre o Centro de Estudos e Sistemas Avançado do Recife – CESAR.edu

O Mestrado Profissional em Engenharia de Software do C.E.S.A.R é inovador por ser oferecido por um instituto de inovação em tecnologia com ampla experiência em fábricas, processos, métodos e qualidade de software testados em contratos com grandes empresas como Samsung, Motorola e Banco Central, dentre outras. O MPES é um Mestrado Profissional em Engenharia de Software diferenciado por integrar os alunos em uma fábrica de software, trabalhando com problemas e clientes reais.

O corpo docente do MPES tem excelência acadêmica e ampla experiência profissional em importantes projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em muitas competências associadas às tecnologias da informação. A metodologia de ensino é focada na resolução de problemas reais advindos da experiências do C.E.S.A.R, parceiros e clientes, bem como no atendimento às necessidades do mercado e na formação acelerada de capital humano.

O acesso à rede de parcerias com grandes empresas de tecnologia do país e no mundo permite a inserção dos alunos do C.E.S.A.R em um mercado altamente competitivo. Esse relacionamento entre aluno e C.E.S.A.R, na verdade, será permanente: cada aluno receberá uma identificação pessoal e definitiva que lhe permitirá participar da comunidade constituída por alunos, ex-alunos e docentes do MPES.