– Novo Plano Diretor de Balsas

A comissão do novo Plano Diretor de Balsas reuniu-se nesta terça-feira com diretores e coordenadores da Faculdade de Balsas. Durante a reunião surgiu o convite à Faculdade para participar do processo de mudanças do Plano Diretor do município.

A comissão é formada pela vereadora Fransuila das Chagas Lopes (presidente), pelo engenheiro civil municipal Celso Henrique Rodrigues Borgheth (vice-presidente), pela sub-secretária municipal do meio ambiente, Bernadete Alencar e pelo gerente do Sesi/Senai Wellington Souza.

A equipe da Faculdade foi representada pelo diretor administrativo Renan Honaiser, a coordenadora do NPPGE Lisiane Honaiser, o diretor acadêmico Fábio Pillatt, pelos coordenadores de cursos de Sistemas de Informação Cleverton Marlon Possani, de Ciências Contábeis Roniés Bonifácio, de Administração Vanice Gomes e de Direito Giorge André Lando.

O Plano Diretor de Balsas passa por uma nova estruturação e as audiências públicas para tratar do assunto já foram iniciadas. Em uma delas foi criado o Núcleo Gestor (Comissão), que ficou responsável para reunir diversas representações locais, como entidades, universidades, Poder Executivo e Legislativo, dentre outras.

Para a coordenadora do NPPGE, Lisiane Honaiser, esse é um espaço que permite discutir o planejamento urbano. “A parceria com a Faculdade possibilitará a mobilização dos alunos que levarão esta discussão para os bairros, provocando a participação da juventude e da sociedade em geral”.

Conforme a presidente da comissão, a vereadora Fransuila das chagas, é na universidade que nascem as grandes idéias. “É fundamental que os alunos sejam envolvidos, dêem sua contribuição e opinem para que todos possam viver numa cidade melhor”.

A próxima audiência pública acontecerá no dia 27, na Câmara Legislativa. Toda a comunidade está convidada a participar.

O que é Plano Diretor?

É uma Lei Municipal, criada com a participação da sociedade civil para organizar o crescimento e o funcionamento da cidade. Orienta as prioridades de investimentos da cidade. Tem como funções propiciar o crescimento e desenvolvimento econômico local em bases sustentáveis; e garantir o atendimento às necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida e justiça social, potencializando a regularização fundiária, a reintegração dos sistemas ambientais e o reconhecimento da diversidade cultural.

O Plano tem o objetivo de coordenar as ações dos setores público e privado, na direção de garantir a transparência da administração pública e a participação da sociedade na gestão da cidade. Visa a compatibilizar os interesses coletivos e distribuir de forma justa os benefícios e os ônus da urbanização. Consolida os princípios da Reforma Urbana: direito à cidade e à cidadania; gestão democrática da cidade; e função social da cidade e da propriedade.

Clique aqui para visualizar mais imagens