Acadêmicos de Ciências Contábeis pesquisam escritórios de Contabilidade

Conhecer a realidade das empresas contábeis, este é um dos propósitos do trabalho interdisciplinar do curso de Ciências Contábeis, da Unibalsas Faculdade de Balsas. Os trabalhos realizados pelos acadêmicos são apresentados nesta semana e envolvem as disciplinas Comunicação Empresarial e Direito Empresarial, orientadas pelos professores Marta Piovesan e Ítalo Rodrigues. Na sexta-feira, 28, a partir das 19h, os trabalhos serão expostos no saguão da Faculdade, onde os demais alunos e o público externo poderão tomar conhecimento dos resultados obtidos (28/09/2008).

Na pesquisa, os alunos analisaram o organograma e serviços prestados pelos escritórios e criaram um plano de Marketing, com uma matéria jornalística e um cartaz publicitário. “O Marketing contábil é pouco praticado, considerando a ampla gama de serviços e benefícios que estes profissionais prestam às organizações e os alunos desenvolveram o plano com muita criatividade”, ressalta a profª. Marta Piovesan.

De acordo com o prof. Ítalo Rodrigues, foi possível realizar o diagnóstico quantitativo dos escritórios no Estado e em Balsas. “Além de estudar a constituição das empresas, a elaboração de contratos e os elementos de formalidade”, frisa.

De acordo com a pesquisa dos acadêmicos, atualmente são 35 escritórios contábeis em Balsas. No percentual de funcionários, 19,69% possuem ensino superior; 20,53% são técnicos em Contabilidade; 49,10% são universitários e 9,82% possuem apenas ensino médio.

Clique aqui para visualizar as imagens