Notícias

Prof. Rodrigo Martins Ferreira

 

 

 

Rodrigo Martins Ferreira

prof.rodrigoferreira@unibalsas.edu.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Professor do curso de Sistemas de Informação

Faculdade de Balsas

Br 230, Km 5
65.800-000 – Balsas, MA
Caixa Postal 53
+55 (99) 3541-2194

 

Rodrigo M. Ferreira – Master Candidate in Software Engineering, CESAR.Edu.

Graduado em Licenciatura Plena em Computação pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Especialista em Docência do Ensino Superior, Especializando em Gestão da Informação pela Unibalsas – Faculdade de Balsas, cursando o Mestrado Profissional em Engenharia de Software pelo Centro de Estudos Avançados do Recife – CESAR.Edu. Trabalhou com as disciplinas de Comércio Eletrônico, Informática na Educação, Teoria dos Sistemas de Informação, Algoritmo, atualmente atua na área de Análise e Projeto de Sistemas, Engenharia de Software e Supervisor de Estágio.

 

Currículo completo: http://lattes.cnpq.br/5632172138283940

 

Áreas de Interesse:

 

Fábrica de Software

Engenharia de Software

Verificação e Validação (V&V)

Modelos Maturidade

Processos de Desenvolvimento de Software

Reuso


Disciplinas


Teoria dos Sistemas de Informação

Algoritmos

Análise e Projeto de Sistemas

Engenharia de Software

Análise de Algortimos e Computabilidade

Linguagens Formais e Compiladores

 

 

Temas para Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

  • Teste de Software

O teste do software é a investigação do software a fim de fornecer informações sobre sua qualidade em relação ao contexto em que ele deve operar. Isso inclui o processo de utilizar o produto para encontrar seus defeitos.

O teste é um processo realizado pelo testador de software, que permeia outros processos da engenharia de software, e que envolve ações que vão do levantamento de requisitos até a execução do teste propriamente dito.

O que fazer: Planejar e Executar Teste de Softwares, Analisar Ferramentas de Teste

  • TV Digital

A Televisão digital, ou TV digital, usa um modo de modulação e compressão digital para enviar vídeo, áudio e sinais de dados aos aparelhos compatíveis com a tecnologia, proporcionando assim transmissão e recepção de maior quantidade de conteúdo por uma mesma freqüência (canal) podendo atingir o alvo de muito alta qualidade na imagem (alta definição).

O que desenvolver: Aplicação para o Agronegócio, Aplicação para o Turismo Regional, Segurança em TV Digital, Comercio Eletrônico em TV Digital, TV Digital Interativa

  • Desenvolvimento Ágil – Scrum

O Scrum é uma metodologia ágil para Gerenciamento de Projetos.

Quem utiliza: BRQ, C.E.S.A.R, Chemtech/Siemens, Ci&T,  Citibank, Dito Ideias e Soluções, EDS, Femahosp,  Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa), Gol, Globo.com, TCU (Tribunal ,e Contas da União), TOTVS, Google, H2J Sistemas e Tecnologia, Hedralink Techonologies, IEA Instituto de Estudos Avançados, Knowtec Inteligência e Interatividade, Living Consultoria, Locaweb, Microsoft, Partec, Petrobrás, Powerlogic Consultoria e Sistemas S/A, Provider Tecnologia de Sistemas Ltda, Stefanini IT Solutions.

O que fazer: Implantar o Scrum em algum projeto do Núcleo de Prática Tecnologia, fazer comparações com outras metodologias, fazer uma análise de qual a melhor metodologia a ser aplicada nos projetos do núcleo que tragam benefícios aos projetos e as pessoas envolvidas.

  • Fábrica de Software Acadêmica

Analisar o andamento da Fábrica.
O que aprende em sala de aula está sendo executado na fábrica.
Após inserção dos alunos na fábrica, qual o rendimento destes em sala de aula?

  • Realidade Aumentada

O que a realidade aumentada pode trazer em benefícios: Educacional, Empresarial, …

  • Software Livre para Prefeituras

O PREFEITURA LIVRE é uma solução de gestão municipal completamente livre e com suporte comercial de uma rede de empresas especializadas. Você não precisa pagar qualquer valor referente a licença de software para utilizar esta solução, basta baixar o código-fonte e configurá-lo adequadamente com os diversos SOFTWARES LIVRES que compõem a solução.

Implantar e analisar a utilização de software livre neste ramo.