Notícias

– Unicultural é Encerrada em Grande Estilo

 
          Emoção, alegria, movimentação e religiosidade descrevem o encerramento da I Unicultural Arte e Cultura no Saguão, da UNIBALSAS – Faculdade de Balsas. O evento trouxe ao ambiente acadêmico a cultura regional durante a primeira semana de novembro.


Nas apresentações musicais desta sexta-feira ,07, Boi de Reisado; Deusimar Santos; Ebenézer; Lelé e Banda, dentre outros. Nas diversificadas exposições, o trabalho de alunos do Caps e os mamulengos do artista plástico, Paulo André, que há mais de 15 anos utiliza do papel machê em suas criações.

 

Para a diretora administrativa da Instituição, Lisiane Honaiser, a Unicultural atingiu os objetivos desejados, dentre os quais a disponibilização de um espaço de integração e demonstração para a comunidade, das manifestações culturais de Balsas.

 

A arte do graffiti foi uma das que pôde ser contemplada pelos visitantes. Os artistas: Antístenes de Sousa Carvalho e Antônio José, o Servo. Antístenes faz Graffiti de Rua e demonstra o Movimento Hip Hop (que reinvidica o espaço e a voz das periferias). Com 23 anos de idade, há oito conheceu a arte, através de vídeos e filmes. Utiliza nas criações, latex e tinta automotiva. Servo pratica o Graffiti em paredes há seis anos. A arte também é feita em telas. O estilo preferido do artista é Wild Style (um estilo mais complexo de graffiti onde as letras, sem muita definição e com muita cor, se fundem, entrelaçadas, dificultando a leitura). Ao criar utiliza spray e tinta de parede. Antístenes e Servo são engajados em movimentos sociais por meio dos quais já ministraram oficinas para crianças em bairros periféricos. Na arte, a marca constante por melhorias do ambiente em que vivem.

 

A origem do Graffiti remonta aos desenhos e pinturas corporais dos povos primitivos. A rua, o palco é fonte de inspiração desse movimento, o qual se transforma com a revitalização dos espaços urbanos abandonados.

 

Clique Aqui para Visualizar as Fotos do Evento