Unibalsas – Faculdade de Balsas lança o Programa de Iniciação Científica – PIC

A pesquisa tem adquirido cada vez mais importância na comunidade científica. Sua indiscutível contribuição para a humanidade e para a sociedade, em inúmeros aspectos, tem revolucionado muitas áreas, sobretudo no que se refere à tecnologia. Conceitos foram reavaliados, posturas foram redefinidas e estruturas de estudo e investigação estão em constante reconstrução para facilitar o trabalho de pesquisadores na busca de conhecimentos que precisam, de fato, ser compartilhados.

Em consonância com o reconhecido valor da pesquisa, a Unibalsas – Faculdade de Balsas lança o Programa de Iniciação Científica – PIC, objetivando inserir o seu corpo discente nesse universo. A Faculdade de Balsas reconhece a necessidade de desenvolvimento dos seus alunos, fazendo deste programa um dos seus maiores investimentos na formação discente de Balsas/Ma, despertando e estimulando rumo à pesquisa propriamente dita, por meio de bolsas-auxílio e a orientação do corpo docente da instituição.

O Programa de Iniciação Científica – PIC, da Faculdade de Balsas, é destinado aos alunos regularmente matriculados em seus cursos de graduação, viabilizando a participação dos mesmos em Projetos de Pesquisa de Iniciação Científica, aprovados pelo NPPGE – Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação e Extensão.  Para isso, vão ser considerados o bom rendimento nos estudos e o potencial de talento investigativo dos alunos que a ele se candidatarem. O número de bolsas-auxílio destinadas ao PIC será definido pelas Diretorias Acadêmica e Administrativa.

O PIC vai contribuir para a sistematização e institucionalização da iniciação científica na região; despertando a vocação científica e incentivando talentos potenciais, pela sua participação efetiva em projetos de pesquisa e investigação científica; professores e pesquisadores já estão estimulados a se engajarem, no processo de produção de conhecimento novo, otimizando a capacidade de orientação à pesquisa no âmbito da Faculdade e dos seus cursos superiores.

Esse programa será permanentemente acompanhado, avaliado e orientado pelo Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão – NPPGE, por meio de uma Comissão de Orientação e Avaliação formada por doutores e/ou mestres. O NPPGE também vai definir as linhas de estudo ou pesquisas que serão comunicadas para a comunidade acadêmica.

Para que o aluno pesquisador possa candidatar-se como bolsista do PIC é preciso ter concluído os dois primeiros semestres do curso de graduação no ano de realização das atividades de pesquisa; ter obtido, no semestre anterior a média global mínima igual ou superior a 7,0 (sete); comprovar disponibilidade para dedicação ao projeto de pesquisa, com jornada de pelo menos 05(cinco) horas semanais, para desenvolvimento das atividades, no recinto da Faculdade de Balsas; não possuir Pena Disciplinar em vigência.

O Processo de Seleção para provimento das vagas do PIC utilizará os seguintes instrumentos de avaliação: análise do projeto de pesquisa (eliminatório); análise curricular (classificatório), com a avaliação do histórico acadêmico e do Curriculum Lattes do candidato; entrevista (eliminatório e classificatório), que avaliará o candidato a aluno pesquisador quanto: a postura crítica e o interesse; a potencialidade investigativa e de leituras especializadas; a disponibilidade horária para as atividades e sua capacidade e responsabilidade para o trabalho.

São critérios para a atribuição de notas na análise curricular: o desempenho do candidato no decorrer do curso de graduação em que esteja matriculado; a participação em eventos extraclasse que tenham relação com a área de interesse; participação em atividades de pesquisa, investigação científica na Faculdade ou em outras instituições de ensino superior.