Programa de Orientação ao Estudante (PROE)

Aluno,

O Programa de Orientação ao Estudante (PROE) vai melhorar seu desempenho acadêmico, orientando, coordenando e avaliando suas atividades, organizando e articulando suas relações com professores e gestores.

O PROE cuida da sua formação enquanto cidadão, por meio da relação aluno/comunidade acadêmica, convidando-o a participar de atividades da Faculdade.

Você vai ter auxílio especializado, nos campos profissional, administrativo, pedagógico e psicológico, e vai ser inserido integralmente na Faculdade de Balsas. A parceria com a comunidade acadêmica faz com que o PROE melhore o seu rendimento acadêmico.

O PROE vai diminuir conflitos pessoais e institucionais; motivar sua participação acadêmica; orientá-lo para os estudos e para o mercado de trabalho; desenvolver competências; indicar leituras; promover eventos educacionais e estimular seu marketing pessoal.

É uma ação organizada sob a responsabilidade do coordenador do programa em sintonia com a coordenação e o corpo docente do curso em que você estiver matriculado.

Agora você vai ter um melhor acompanhamento na resolução de conflitos, dentro de uma abordagem reflexiva e analítica sobre questões de interferem no seu desempenho acadêmico.

Você pode se dirigir voluntariamente ao PROE ou pode ser encaminhado por professores e coordenadores ou pela direção da Faculdade. Primeiro será feito um diagnóstico do caso, bem como, da sua complexidade e pertinência. A equipe de trabalho do PROE é formada por um coordenador, pelo diretor acadêmico, pelos coordenadores e professores do curso, pelos profissionais selecionados conforme as áreas de abrangência do programa. O PROE terá uma sala própria, estruturada para atender as suas finalidades. A Coordenação é do Psicólogo e mestrando em Psicologia Prof. Vinícius Xavier.

Diretrizes/pilares de orientação e atuação:

1. Orientação e Apoio Administrativo – funcionamento e hierarquia institucional que se refiram a esclarecimento de dúvidas e ambientação dos discentes na Faculdade;

2. Orientação e Apoio Pedagógico – processos de ensino-aprendizagem, rendimento escolar e didático, atuação e postura de professores e alunos na dinâmica do cotidiano acadêmico, em especial às ações de nivelamento;

3. Orientação e Apoio Profissional/Referencial – marketing pessoal, perfil profissional e de mercado, levantamento de oportunidades de trabalho e qualificação profissional;

4. Orientação e Apoio Psicológico – questões de cunho psicológico que tenham interferências no processo de formação do aluno e/ou na ação docente e necessitem ser trabalhadas.