Notícias

  • Home
  • Sem Categoria
  • Professor do Curso de Agronegócio da Faculdade de Balsas Defende Dissertação de Mestrado

Professor do Curso de Agronegócio da Faculdade de Balsas Defende Dissertação de Mestrado

O engenheiro agrônomo e professor da Faculdade de Balsas Denilson da Silva Rodrigues defendeu a dissertação de mestrado no dia 18 de abril na Universidade Federal de Pelotas – Rio Grande do Sul. Com o tema “Desempenho de Plantas de Soja em Função do Vigor das Sementes e do Estresse Hídrico em Balsas-MA”, desenvolveu-se a linha de pesquisa em vigor de sementes de soja. Entende-se por vigor de sementes a soma de todos atributos da semente, que favorecem o estabelecimento rápido e uniforme de uma população inicial no campo, ou seja, a capacidade que a semente tem de germinar mesmo na adversidade climática.

De acordo com Rodrigues, o interesse por este tema surgiu para aprofundar o conhecimento em uma área que já trabalha desde 2007 na Sementes Cajueiro de Balsas/MA.  “Comecei a fazer esse mestrado no ano de 2009 e em 2010 finalizei as aulas teóricas. Nos anos de 2010 e 2011 foi feita a condução do experimento no campo”, afirma.

O pesquisador fala como foi realizado o trabalho desde a procura por fontes bibliográficas e escrita da dissertação. “A revisão bibliográfica e escrita do trabalho foram feitas nos anos de 2012 e 2013. Nessa parte da pesquisa tinha jornada de duas horas diariamente lendo artigos, revistas e livros para ter o embasamento literário para defesa da dissertação. Para ter esse tempo, inúmeras vezes tive que abrir mão da convivência familiar e do lazer, mas para conseguir alguma coisa temos que abrir mão de outras e contando com a compreensão da familia e amigos”, ressalta.

Na pesquisa encontramos informações sobre a região conhecida como MAPITO (Maranhão, Piauí e Tocantins).

Hoje o MATOPI representa 7% da produção de soja nacional e é a última fronteira agrícola do país. Só que o clima para o estabelecimento da cultura da soja o mês de novembro, mês que começa o plantio, é instável. O clima para estabelecimento da cultura da soja no mês de novembro é crítico nos Estados do Maranhão e  Piauí. As chuvas nessa região começam geralmente no final de outubro e início de novembro, com altas precipitações e baixa frequência. Segundo dados da estação meteorológica de Balsas-MA, historicamente há uma frequência de 25% de veranicos de 15 dias no mês de novembro.

Conforme a região vai em direção ao semi-árido nordestino, no município de Ribeiro Gonçalves-PI, o problema de período de estiagem se intensifica no momento de arranque de semeadura da soja. Onde a freqüência de veranicos de 20 dias foi de 29% para o mês de novembro.

Diante do fato acima exposto, o uso de sementes de alto vigor é recomendável para todas as culturas, visando assegurar uma adequada população de plantas sobre uma ampla variação de condições ambientais, verificadas em nível de campo durante a emergência, possibilitando aumento na produtividade de mais de 15 sacas somente em função da diferença do nível de vigor.

O custo da sementes de alto vigor no mercado está 50% mais cara que a semente de baixo/médio vigor. Vale a pena lembrar que o custo das sementes representa ao redor de 7% do custo variável de uma lavoura de soja.  E com mais 50,00/ha, diferença entre sementes de alto e médio vigor, é um seguro para o agricultor do MAPITO, estabelecer sua lavoura com a população adequada.