• – Palestra prepara alunos para o projeto Conciliador Universitário
Clique aqui para Ampliar!

– Palestra prepara alunos para o projeto Conciliador Universitário

Aconteceu na quarta-feira (10), às 19h00, no auditório da Faculdade de Balsas, a palestra “Técnicas de Conciliação”, proferida pela coordenadora dos juizados especiais cíveis e criminais de São Luís, Dra. Lucimary Campos Santos. A palestra preparou alunos do 3º e 5º período do Curso de Direito para o projeto “Conciliador Universitário”, uma parceria do curso de Direito da UNIBALSAS e o Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Balsas.

Ao todo, quarenta estudantes estão sendo preparados para exercer a função de conciliadores, que durante as audiências serão orientados pelo juiz, advogados e professores. Os conciliadores atuarão em aproximadamente 450 audiências entre 15 e 19 de junho, no Fórum Desembargador Esmaragno Sousa Silva. Direitos do Consumidor, Ação de Cobranças, Descontos Previdenciários e Dpvat – Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre são alguns dos temas tratados.  Uma das formas de identificação dos participantes do projeto é o uso de uma camiseta.

Na ocasião, foram apresentados os modelos de solução de conflitos: negociação, conciliação e mediação, com suas ferramentas que facilitarão o acordo entre as partes envolvidas. O conciliador deve ser observador do comportamento dos indivíduos envolvidos no conflito; deve separar o problema da relação pessoal. Não deve haver hierarquia, entre as técnicas; não é necessário utilizar todas as técnicas numa mesma sessão, cada caso possui suas particularidades.

Nas sessões de Conciliação/Mediação, a palestrante destacou que é preciso buscar sempre o conhecimento; utilizar termos que levem à conciliação; se possível, dividir as diversas questões do conflito; afago; verificar se o acordo foi compreendido; linguagem de fácil entendimento.

Para a Dra. Lucimary deve estar sempre claro para o conciliador que “não há perdedores ou vencedores: todos ganham”. Conforme o juiz da comarca de Balsas, Dr. Júlio César Lima Praseres, “é um projeto piloto inédito no interior do estado e que exige o empenho dos alunos conciliadores para alcançar os melhores resultados”.

Para a aluna do 3º período, Roberta Evangelista da Silva, trata-se de um projeto inovador: “Parabenizo o Poder Judiciário local e a Faculdade de Balsas, que juntos nessa parceria proporcionam ao corpo discente a oportunidade de ter um contato com a prática jurídica que só irá nos enriquecer enquanto acadêmicos e trazer uma parcela de contribuição à demanda judicial, contribuindo diretamente com a pacificação social”.

No final da palestra foi exibido um vídeo produzido pelo Conselho Nacional de Justiça.