MARCAS DA DITADURA: IMPACTOS ECONÔMICOS, SOCIOPOLÍTICOS E CULTURAIS

Há 50 anos iniciara no Brasil o regime militar. Várias instituições do país têm promovido debates acerca do tema, de modo a discutir os impactos deste marco fatídico da nossa história. Com isso, a Faculdade de Balsas também não ficou de fora dessa discussão. No dia 09/04/2014 ocorreu o evento MARCAS DA DITADURA: IMPACTOS ECONÔMICOS, SOCIOPOLÍTICOS E CULTURAIS, organizado pelo Prof.º John Max, representando o curso de Ciências Contábeis, e a Prof.ª Tayra Rezende do curso de Direito.

Após a introdução do tema junto ao público com os respectivos professores, foi passado o filme “O ano em que meus pais saíram de férias”, que retrata de modo singular o que foi a ditadura militar naquela época. Após o filme a palavra foi concedida ao jornalista Waldir Braga, da Folha do Sul do Maranhão, onde o mesmo pôde não só contar um pouco da sua vivência em manifestações contra o regime militar no Rio de Janeiro, assim como deu uma brilhante aula de história e uma breve explanação acerca da importância da educação no nosso país, deixando o público motivado e curioso com suas experiências.

De acordo com o Prof. John Max o evento veio na hora certa, pois na disciplina de Economia II do curso de Contábeis ele encontra-se trabalhando as políticas e impactos econômicos gerados no regime ditatorial. “A ideia era promover uma atividade diferente, onde os alunos adquirissem uma visão mais ampla sobre o que foi o Regime Militar. Acredito que a faculdade tem o papel de não só de repassar o conteúdo proposto na ementa, mas também promover debate e reflexão acerca do mundo que nos cerca”, conta o referido professor. Para Prof.ª Tayra o evento foi um sucesso. “Trata-se de uma época em que o conceito de democracia se extingue e a violação aos direitos humanos se populariza. E este debate ainda não está encerrado, pois com a Lei 12.528/2011 se institui Comissão Nacional da Verdade, visando esclarecer as práticas de violação dos direitos humanos da época como forma de se efetivar a verdade histórica e requerer a reconciliação nacional. Os estudantes de Direito tem papel crucial nessa discussão”, comenta a professora.

Diante do sucesso do evento, comprova-se que a importância da interdisciplinaridade das atividades, pois um tema em comum a várias áreas de Ciências Contábeis e Direito conseguiu promover de modo tão rico um debate sobre um tema que ainda parece que não foi esgotado.(10.04.14)