Graduação em

Licenciatura em Pedagogia

Grau conferido: Licenciado em Pedagogia (Pedagogo)
Duração: 4 anos
Regime: Modular
Carga Horária: 3.420 Horas
Turno: EAD

*Esse valor já está com desconto de 10% para pagamento até a data de vencimento, da parcela 02 a 06. 
As parcelas dos próximos semestres poderão ter seu valor corrigido ou reajustado em conformidade com a legislação aplicável e no prazo por ela previsto. 
Valor promocional válido para ingressantes do semestre 2023.2.

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A concepção do curso de Pedagogia da Faculdade de Balsas deu-se no intuito de formar profissionais capacitados e qualificados para a área educacional, suprindo uma notória necessidade e carência deste profissional na região de Balsas e no Estado do Maranhão, bem como fortalecer e elevar a qualidade do ensino básico que garantirá a melhor qualificação das pessoas.

O pedagogo deverá estar apto a enfrentar as contradições e dilemas do processo de ensino e da aprendizagem, para tanto, dominar as categorias, leis e princípios didáticos, por um lado, e, por outro lado, constituir-se como um gestor (diretor, administrador, orientador, supervisor), pesquisador e/ou assessor-consultor dos diversos processos docente-educativos dentro e fora do âmbito escolar.
 
Acredita-se que é pela educação de qualidade que se promove o desenvolvimento socioeconômico, cultural, nível de formação dos futuros professores. Desta forma, elevando a qualidade da Educação Básica e gerando um maior desenvolvimento pessoal e profissional.
 
Assim, o projeto do curso de Pedagogia contribuirá na formação de profissionais habilitados para o exercício pleno das atividades requeridas do profissional Pedagogo.

Líbera Raquel Bazzan Pillatt

E-mail: coord.pedagogia@unibalsas.edu.br
Telefone: (99) 3542-5500

Doutoranda em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Mestre em Educação em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Especialista em Gestão Financeira e Controladoria pela Faculdade de Balsas – UNIBALSAS . Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Balsas – UNIBALSAS.

Objetivos

  • Formar profissionais licenciados em Pedagogia com as competências didático-pedagógicas, científico-tecnológicas, linguocomunicativas e socioculturais, aptos a exercer as funções de magistério na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de Educação Profissional e Educação Profissional Técnica de nível médio, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas, na participação, organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, em assessorias, coordenação e direção de trabalhos escolares e não escolares que envolvam o saber pedagógico.
  • Estabelecer espaços de problematização, proposições e produções em intersecção com os estudos culturais e sociais contemporâneos da educação, com o processo de construção de conhecimento por meio da extensão e da pesquisa a partir da análise das relações entre cultura, saber, poder e ética de trabalho do profissional da educação, atravessando o ensinar e o aprender pela inter e transdisciplinaridade e pelo fortalecimento da escola democrática de qualidade para todos, em resposta aos constantes e profundos desafios da sociedade, em nível municipal e regional, seguindo a cultura da responsabilidade colaborativa.
  • Atender às necessidades regionais e locais de recursos humanos qualificados na área educacional;
  • Identificar oportunidades nas organizações do segundo e terceiro setores que potencializem sua responsabilidade social através de projetos e ações socioeducativas;
  • Estimular o espírito investigativo e criativo a fim de habilitar para potencialização de situações de boas práticas, bem como, de desdobrar situações problemáticas encontrando soluções;
  • Possibilitar o desenvolvimento da capacidade para a autoria através da aprendizagem autônoma, dinâmica e produtiva;
  • Contribuir com a formação ética, política e cultural para o desenvolvimento do cidadão consciente do senso de humanidade;
  • Possibilitar a formação de profissionais que atuem na educação inclusiva por meio do respeito às diferenças, reconhecendo e valorizando a diversidade étnico-racial, de diferenças culturais, entre outras;
  • Conceber o serviço educacional e os diversos processos educativos utilizando novas tecnologias da informação e comunicação voltadas à identificação e resolução de problemas educacionais;
  • Estimular a prática profissional que favoreça a formação e estimule o aprimoramento pedagógico das instituições envolvidas;
  • Oportunizar a competência didático-pedagógica que possibilite ao profissional desenvolver docência interativa, reflexiva, coparticipativa com ações educativas junto aos estudantes na escola, na família e na comunidade em que atua;
  • Promover projetos educacionais considerando as transformações no contexto socioambiental;
  • Planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da educação, especialmente no cenário regional.

Trabalhos de Curso

UMA INVESTIGAÇÃO A CERCA DA QUALIDADE DO PROCESSO AVALIATIVO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO MUNICIPIO DE RIACHÃO-MA.

Eva Laiana dos Santos Silva

Acessar

A PSICOPEDAGOGIA: um olhar para o processo de aprendizagem em escolas particulares de Balsas/MA.

Franciara Mota de França

Acessar

AS ATRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO EMPRESARIAL
E SUA REALIDADE EM EMPRESAS PRIVADAS DE BALSAS/MA.

Fátima Daniela Bequiman Coelho Ribeiro

Acessar

TEORIA PSICANÁLITICA: a afetividade na relação professor aluno.

Karolayne da Silva Fontes

Acessar

Professores

Alissandra da Silva Souza

Especialista

Currículo Lattes

Cesar Augusto Danelli Júnior

Mestre

Currículo Lattes

Pamela Maiza Martins da Silva

Especialista

Currículo Lattes

Estrutura Curricular

Ementa:

Orientações sobre a vida acadêmica no contexto da Faculdade de Balsas. Organização universitária. Postura profissional e humana em ambiente universitário. Protagonismo universitário: autoconhecimento e gestão de projeto de vida. Estudo em ambiente universitário: presencial e virtual. Boas práticas de estudo.

Ementa:

Ética e Moral. Ética Profissional. Cidadania e Direitos Humanos. Políticas Públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde, Transporte, Segurança, Defesa e Ambientais. Sustentabilidade e meio ambiente. Desafios e Tendências da Responsabilidade Social e Ambiental.

Ementa:

Análise e discussão dos processos formativos da educação brasileira ao longo da história, buscando compreender as relações entre educação e sociedade no passado e no presente. A partir da historiografia, debater questões relacionadas à educação e à escola no Brasil, com ênfase nos séculos XIX e XX e encaminhamento para os desafios do século XXI.

Ementa:

O trabalho coletivo como princípio do processo educativo; relações de poder no cotidiano da escola e suas implicações para o trabalho pedagógico. Relação escola/comunidade. O trabalho do pedagogo sob o prisma das demandas educacionais. Compreensão da articulação entre teoria e prática nos contextos escolares. O projeto político pedagógico.

Ementa:

Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. Tipologia textual. Leitura e compreensão de textos. Estratégias para a construção da comunicação escrita.

Ementa:

Educação Infantil: fundamentos e políticas. A Criança de 0 a 5 anos: o cuidado e a educação. A dimensão lúdica na criança. Base Nacional Curricular Comum. Proposta Pedagógica do Estado do Maranhão para a Educação Infantil. Análise contextual e caracterização dos processos organizativos das instituições de educação infantil, os elementos tempo e espaço pedagógicos. Avaliação no contexto da educação infantil.

Ementa:

Princípios de metodologias ativas de aprendizagem. A problematização centrada na interação entre professor, aluno e conhecimento. Aprendizagem ativa baseada em problemas, desafios, jogos, atividades e leituras, combinando tempos individuais e tempos coletivos. O trabalho individual e o coletivo.

Ementa:

Os conceitos de alfabetização e letramento. Concepções teóricas de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita. Produção e apropriação da leitura e da escrita. Letramento e avaliação na prática pedagógica interdisciplinar.

Ementa:

A Língua materna. Teorias do desenvolvimento da linguagem. Fundamentos sociolinguísticos, psicolinguísticos. O processo de leitura e de produção textual. A Base Nacional Comum Curricular e a Proposta Curricular da Secretaria de Estado do Maranhão para o Ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental.

Ementa:

O conceito antropológico de cultura. As relações entre individuo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura. Sociodiversidade e Multiculturalismo: influência, história e Cultura afro-brasileira, africana e indígena. Diversidade e inclusão: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.

Ementa:

A língua brasileira de sinais. Histórico da língua brasileira de sinais. Fundamentos legais. Parâmetros da língua de sinais. Conversação. Vocabulário da Libras em contextos diversos.

Ementa:

Ciências da natureza: conteúdos e conceitos básicos. Ciências Naturais na sala de aula. O papel do professor das Ciências Naturais. Metodologia das Ciências Naturais. Base Nacional Comum Curricular e a Proposta Curricular da Secretaria do Estado do Maranhão para o ensino das Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Planejamento e avaliação em Ciências.

Ementa:

 

Breve introdução histórica da Matemática. O desenvolvimento dos conceitos matemáticos numa perspectiva construtivista e pós-construtivista. Metodologia da Matemática. A Base Nacional Comum Curricular e a Proposta Curricular da Secretaria do Estado do Maranhão para o ensino da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Avaliação em matemática. Análise e utilização de livros didáticos e paradidáticos.

Ementa:

As Ciências Sociais, seu significado, papel, abrangência, importância e possibilidades didáticas de ensino na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O papel desse componente curricular na formação das identidades da cultura local e regional. Incorporação de diferentes metodologias e linguagens no ensino aprendizagem das ciências sociais.

Ementa:

As Ciências Sociais, seu significado, papel, abrangência, importância e possibilidades didáticas de ensino na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O papel desse componente curricular na formação das identidades da cultura local e regional. Incorporação de diferentes metodologias e linguagens no ensino aprendizagem das ciências sociais.

Ementa:

Prática de docência orientada. Planejamento, atuação, análise, reflexão da docência nos anos iniciais do ensino fundamental. O exercício da prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental. Articulação do processo de produção de conhecimentos e realidade cultural e pedagógica.

Ementa:

Abordagens sócias históricas das concepções de gestão escolar e educacional. Fundamentos da gestão democrática dos sistemas de ensino e das escolas. Planejamento Educacional. A gestão compartilhada e coletiva no espaço escolar. A centralização e a descentralização das decisões gestoras. Gestão nas instituições de Educação Infantil e de anos iniciais do Ensino Fundamental. Elaboração de projetos educativos

Ementa:

Inserção no campo de estágio da educação infantil, para conhecimento e participação da dinâmica institucional, do cotidiano pedagógico e da docência de 0 a 5 anos.  Reelaboração e socialização do relatório de estágio.

Ementa:

A natureza da ciência e da pesquisa. A produtividade do conhecimento científico. Projeto de pesquisa e seus componentes. Normas da ABNT. Abordagem de pesquisa (quantitativa e qualitativa), propósito da pesquisa (exploratória, explicativa e descritiva) e procedimentos de pesquisa (diferentes métodos).

Ementa:

Anos Iniciais do Ensino Fundamental: caracterização do espaço-tempo escolar. Estudos e análise crítica da prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Planejamento, docência e avaliação do processo de ensino.