Curso Superior de tecnologia em Gestão de

AGRONEGÓCIOS

Grau conferido: Tecnólogo em Agronegócio
Duração: 3 anos
Regime: Seriado Semestral
Carga Horária: 2.850 Horas
Turno: Noturno
Investimento: R$ 180,00*

*Esse valor já está com desconto de 37% para pagamento até a data de vencimento. As parcelas das semestrialidades, subsequênte a primeira e até a última,  poderão ter seu valor corrigido ou reajustado em conformidade com a legislação aplicável e no prazo por ela previsto. 
Valor promocional válido para ingressantes do semestre 2024.1

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE NO NOSSO VESTIBULAR

Objetivos

  • Formar profissionais críticos e competentes, capazes de compreender e intervir nas diferentes dimensões que compõem o cenário de sua atuação de modo geral, e de forma específica.
  • Atender as necessidades regionais e locais de recursos humanos qualificados na área do agronegócio.
  • Formar profissionais multidisciplinares, capazes de integrar equipes de trabalho com alto desempenho.
  • Capacitar os participantes em ferramentas de estudo e análise de decisão no cenário do agronegócio e das cadeias produtivas que o compõem.
  • Promover de maneira permanente a integração do curso com as empresas do setor local com vistas ao respeito ao meio ambiente, tendo como proposta a contribuição no desenvolvimento sustentável.
  • Realizar práticas fundamentadas em princípios éticos e humanísticos capazes de responderem aos constantes e profundos desafios e transformações da sociedade do conhecimento.
  • Formar profissionais capazes de enfocar os conceitos fundamentais relacionados com o agronegócio, do ponto de vista analítico e prático.
  • Fornecer conhecimentos e metodologias adequadas à tomada de decisões em empresas agrícolas e agroindustriais.
  • Viabilizar aos empresários desse setor o acesso ao conhecimento, criando assim uma melhor visão das oportunidades que o mercado regional oferece.
  • Desenvolver o espírito empreendedor e também descobrir novas aplicações para antigas atividades, despertando e instigando no aluno a criatividade e a busca de alternativas inovadoras

Antonio Santana Batista de Oliveira Filho

E-mail: coord.agronegocio@unibalsas.edu.br
Telefone: (99) 3542-5500

Mestre em Agronomia pela UNESP;
Graduado em Agronomia pela UEMA.

Projetos Experimentais

Projeto Experimental Grão Forte

Andrei Bonini

Acessar

Projeto Experimental Agro EGM

Emanuely M. Gouveia, Gabriela C. Costa da Silva, Marcelo P. Júnior

Acessar

Projeto Experimental Connect Agro

Carleane da Silva Costa, Daniel Rocha, Marcos Vinicius Costa

Acessar

Projeto Experimental Bom Coco

Mônica Helen Diamantina Lustosa, Rodrigo Alves Pereira

Acessar

Professores

Antonio Santana B. de Oliveira Filho

Mestre

Currículo Lattes

Fábio Roberto Pillatt

Doutor

Currículo Lattes

Camila Sousa da Silva

Doutora

Currículo Lattes

Marcelo Nicolau Mendonça

Especialista

Currículo Lattes

Soliani Thomazi Meurer

Mestre

Currículo Lattes

Diogo Herces do Carmo Fabrin

Especialista

Currículo Lattes

Roger Muller Saraiva de Sousa

Especialista

Currículo Lattes

Estrutura Curricular 2021

Ementa:

Fundamentos do agronegócio. A importância do agronegócio no mundo e no Brasil. Cooperativismo e Redes no agronegócio. Produtos agrícolas e mercados no agronegócio. Análise de mercados agrícolas. Gestão do agronegócio. Políticas agrícolas.

Ementa:

Orientações sobre a vida acadêmica no contexto da Faculdade de Balsas. Organização universitária. Postura profissional e humana em ambiente universitário. Protagonismo universitário: autoconhecimento e gestão de projeto de vida. Estudo em ambiente universitário: presencial e virtual. Boas práticas de estudo.

Ementa:

Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. Tipologia textual. Leitura e compreensão de textos. Estratégias para a construção da comunicação escrita.

Ementa:

Razão e proporção. Números Proporcionais e suas grandezas. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Funções: primeiro grau (demanda, oferta, ponto de equilíbrio, custo, receita e lucro), segundo grau, modular, exponencial, logarítmica e trigonométrica. Conceitos básicos de estatística. Representação gráfica de dados. Medidas de posição e dispersão; números índices; regressão e correlação linear; probabilidade.

Ementa:

O conceito antropológico de cultura. As relações entre individuo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura. Sociodiversidade e Multiculturalismo: influência, história e Cultura afro-brasileira, africana e indígena. Diversidade e inclusão: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.

Ementa:

 

Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Perspectivas futuras.

Ementa:

Apresentar os princípios básicos da contabilidade geral a classificação do patrimônio, introdução à contabilidade de custos e os indicadores econômicos. Escrituração contábil. Operações com mercadorias. Balancetes. Apuração do resultado.

Ementa:

Sistema de recursos humanos na empresa, nos aspectos: recrutamento e seleção de pessoal. Avaliação de desempenho. Administração de cargos e salários. Sistema de compensação. Benefícios. Treinamento e desenvolvimento. Planejamento de carreira. Relações trabalhistas e higiene e segurança do trabalho.

Ementa:

 

Teoria Geral da Administração. A visão global das áreas funcionais. Gerenciamento por Processos. Aspectos contemporâneos da Administração. Ambiente das empresas rurais. O empresário rural; Caracterização e classificação das empresas rurais; Noções sobre Associativismo e Cooperativismo; Intervenção administrativa em empresas rurais; Planejamento e controle da produção; Noções de crédito rural.

Ementa:

Ética e Moral. Ética Profissional. Cidadania e Direitos Humanos. Políticas Públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde, Transporte, Segurança, Defesa e Ambientais. Sustentabilidade e meio ambiente. Desafios e Tendências da Responsabilidade Social e Ambiental.

Ementa:

Evolução do conceito de marketing e comunicação de marketing, natureza, objetivo. Análise das oportunidades de marketing. Comportamento do mercado consumidor. Planejamento e desenvolvimento de estratégico de marketing e comunicação. Pesquisa de marketing e os sistemas de informação de marketing de serviços. A marca. Processo de comunicação integrada. Estratégias de comunicação para atender o mercado comercial; Instrumentos promocionais. Compreensão das técnicas e instrumentos de comunicação. Marketing e comunicação na Internet. Comunicação interna nas organizações.

Ementa:

 

Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.

Ementa:

A função financeira da empresa e o papel do gestor financeiro, O ambiente operacional da empresa. Demonstrações financeiras. Administração do capital de giro. Risco e retorno: fundamentos. Fontes de recurso de curto prazo. Fontes de recursos de longo prazo. Custo e estrutura de capital. Análise de Investimentos. Alavancagem operacional, financeira e combinada. Ações e fundamentos da administração de carteiras (portfólios).

Ementa:

 

Propedêutica do Direito Agrário. Regime legislativo do Estatuto da Terra. Função sócio-ambiental da propriedade agrária. Desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária. Direito de Propriedade no meio rural. Justiça Agrária. Política Agrícola. Desenvolvimento e Sustentabilidade. Principais Tratados Internacionais sobre o Meio Ambiente. A Tutela Constitucional do Meio Ambiente. O Bem Ambiental. Os Direitos Metaindividuais. Direito Ambiental. O Sistema Nacional do Meio Ambiente. Poder de Polícia Ambiental. Licenciamento Ambiental. Prevenção e Reparação do Dano Ambiental. Responsabilidades pelos danos causados ao Meio Ambiente.

Ementa:

Planejamento e projetos. Análise de mercado. Localização e tamanho. Análise econômica. Análise financeira. Aspectos de financiamento dos projetos e análise de viabilidade econômica.

Ementa:

Conceito de materiais e patrimônio. Dimensionamento e controle de estoques. Classificação e localização de materiais. Movimentação de materiais e transporte interno. Administração de compras. O papel da logística nas empresas. Enfoque sistêmico – logística integrada e cadeia total de suprimento. O conceito de custo total mínimo. Interface logística e marketing. Canais de distribuição. Nível de serviço. A logística na estrutura organizacional. Logística reversa.