• – Ciclo de Palestras da ANPII no auditório da Faculdade de Balsas
Valdemar Moreira, Vlamir Brandalize e Gustavo Pazzetti

– Ciclo de Palestras da ANPII no auditório da Faculdade de Balsas

Quinta-feira (27), às 20h00, no auditório da Unibalsas – Faculdade de Balsas aconteceram duas palestras sobre agronegócios. A primeira: “Inoculação – fator preponderante para o aumento da produtividade” foi proferida por Gustavo Pazzetti, e a segunda: “Agronegócio: realidade e perspectivas” foi proferida por Valmir Brandalize. O evento faz parte do Ciclo de Palestras da Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes – ANPII -2009. O organizador do evento Valdemar Moreira é representante da Bio Soja nos estados do Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará (27/08/2009).

Gustavo Pazzetti é natural de Honduras, formado em Engenharia Agronômica, Mestre em Fisiologia Vegetal e Doutor em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa/MG. Atua como professor e pesquisador da Universidade de Rio Verde/GO. Vlamir Brandalize é engenheiro agrônomo o formado pela Universidade Federal do Paraná. Atua como consultor de mercado agrícola.

O evento teve início com um breve histórico da ANPII, apresentado por Valdemar Moreira. Em seguida Gustavo Pazzetti destacou a relação entre o aumento populacional e a demanda por alimentos e ressaltou que o Brasil tem vocação pra amenizar o problema alimentar no mundo, por causa de algumas de suas características.

Pazzetti acredita que a inoculação vai ganhar mais espaço no setor de agronegócio quando houver mais conscientização do produtor por meio de eventos como esse ciclo de palestras. “Tenta-se mostrar de forma clara e objetiva todos os benefícios do processo de inoculação e de que forma ele se dá”, reforça.

Também foi destacada a necessidade da reinoculação, como processo contínuo, pois um dos erros dos produtores é fazer apenas uma inoculação. ”É preciso acabar com o buraco de informação entre as novas tendências (e descobertas) e o produtor, criando mecanismos de difusão dessas técnicas”. Outro problema apontado por Gustavo é a falta de logística. “O produtor trabalha com várias culturas em grandes áreas e acaba ficando perdido, atrapalhando-se no momento de utilizar essas tecnologias de forma correta.”

Outras informações: www.anpii.org.br