Prof. MsC. Cleverton Marlon Possani

65.800-000 – Balsas, MA
Caixa Postal 53
+55 (99) 3541-2194

Graduação e especialização em Ciência da Computação, mestrado em Tecnologia da Informação pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria (2006). Experiência de formação na Itália. Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico e em Administração de Redes de Computadores e de Sistemas Linux, atuando principalmente nos seguintes temas: Processamento Paralelos, Sistemas Distribuídos, protocolos de gerência de redes, RSSFs, Grades computacionais.

Currículo completo: http://lattes.cnpq.br/9338314708033103

Áreas de Interesse

Grades Computacionais
Redes de Sensores Sem Fio (RSSF)
Middleware para RSSF
Informática Aplicada na Educação
Sistemas Linux

Free Online Books 1
Free Online Books 2
Artigos da ACM
Busca de Artigos
Java
Os 500 computadores mais rápidos do MUNDO
Software’s para Redes de Computadores
Linha do tempo – INTERNET
Segurança Linux
Segurança de Sistemas

Disciplinas

Programação de Computadores I (2008-1)
Estrutura de Dados I (2008-1)
Sistemas Operacionais(2008-2)
Redes de Computadores (2009-1)

Temas para Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

• Software Livre no Agronegócio

Este projeto visa estudar plataformas de software livre para serem usadas na gestão do agronegócio. Existe uma grande variedade de opções existentes na área de gestão. O Objetivo Geral do trabalho é produzir conhecimento sobre as opções de software livre que podem ser utilizadas no setor agrícola. Alguns dos objetivos específicos são, entre outros:
Realizar a configuração de pelo menos 3 software da área;
Realizar um manual de instalação e configuração de cada software utilizado;
Realizar comparativos de utilidades/relatórios/módulos/…;
Propor novos módulos para adaptação dos softwares às necessidades do setor;

• RSSF Aplicada em Silo Bag

Durante o armazenamento de grãos em silos, estes ficam sujeitos às alterações da temperatura ambiente que, junto com o teor de umidade da massa de grãos, são os responsáveis pela evolução da população de insetos e microorganismos que influenciam significativamente na qualidade do produto. Uma alternativa é realizar o monitoramento dos grãos para detectar anomalias. O Objetivo Geral deste trabalho é realizar um estudo sobre a viabilidade do uso de Redes de Sensores Sem Fio aplicados em Silo Bag. Alguns dos objetivos específicos são, entre outros:
Estudar as RSSFs e suas respectivas vantagens no armazenamento de grãos em Silo Bag;
Estudar a relação de densidade dos nós sensores;
Realizar simulação da aplicação da RSSF em Silo Bag;
Realização de análise financeira da RSSF em Silo Bag;

• Viabilidade de Softwarne Livre na Gestão Escolar

Este projeto tem por Objetivo Geral e propor soluções economicamente viáveis para a gestão escolar do município de Balsas. Alguns dos objetivos específicos são, entre outros:
Analisar o atual estado de gestão escolar da rede municipal;
Identificar necessidades existentes e mapear soluções para as mesmas;
Realizar um estudo estudo sobre o uso do Software Livre na gestão escolar;

• Software Livre na Educação

Objetivo Geral é identificar softwares livres que ajudam a melhorar o desempenho escolar. Os objetivos específicos deverão ser propostos pelos candidatos a este tema.

• Inclusão Digital: Estado da Arte

O acesso à internet deve ser democratizado, visto que é um robusto banco de informações e serviços e deve ser disponibilizado à toda sociedade brasileira. O Objetivo Geral deste trabalho se concentra na realização de um estudo cronológico das ações desenvolvidas na região de Balsas para promoção da inclusão digital. Os objetivos específicos deverão ser propostos pelos candidatos a este tema.

• Redes Autonômicas

O gerenciamento de redes de comunicação está em plena fase de desenvolvimento. Redes que se auto-gerenciam podem ser uma ótima solução para o futuro das mesmas. O Objetivo Geral é propor uma solução próxima da ótima no que se refere a rede auto-gerenciável. Alguns dos objetivos específicos são, entre outros:
Desenvolver um estudo sobre as necessidades e os desafios da equipe de gerencia de redes nos dias atuais;
Realizar um estudo do Estado da Arte sobre redes Autonômicas;

• Rede Metropolitana

A internet é o maior meio de comunicação mundial, nunca na história da humanidade uma descoberta tecnológica se espalhou tão rapidamente como a web. O Objetivo Geral deste trabalho é realizar um estudo sobre as necessidades de implementação e os benefícios da oferta que a internet pode trazer à toda população Balsense. Alguns dos objetivos específicos são, entre outros:
Realizar um estudo sobre as tecnologias que podem ser utilizadas (wimax, wifi, wireless, …)
Realizar um estudo sobre a área de cobertura necessária;
Realizar um estudo sobre a necessidade de banda necessária;
Realizar um estudo sobre mecanismos de segurança a serem adotados;
Realizar análise de custo inicial e custos de manutenção;