Grau

Especialista

Duração do curso

3 a 12 meses

Carga horária

420 horas

Turno

EAD

Regime

Módulo

Pós-Graduação LATO SENSU em Educação 5.0

O mercado de trabalho está carente de profissionais qualificados, tanto no público quanto no privado. Em 2023, a Prefeitura de Balsas lança o edital do concurso público para novos professores, e ter uma pós-graduação é um dos requisitos de avaliação.

A Educação 5.0 é uma corrente que une os conhecimentos digitais e tecnológicos às habilidades humanas e socioemocionais. Ou seja, na Educação 5.0 estudamos o uso das novas tecnologias para proporcionar um ensino mais humano, com foco no desenvolvimento socioemocional dos estudantes e na geração de soluções que melhorem a vida em sociedade.
Durante este curso, você conhecerá uma série de metodologias e tecnologias que o ajudarão a mergulhar mais profundamente no mundo digital que vivemos, sem, contudo, abandonar os princípios e diretrizes que norteiam a grande missão de educar.

Público-alvo:

Professores que atuam na rede pública e particular de ensino, em todos os ciclos de ensino (do infantil ao superior)

Investimento

R$ 1.100,00 à vista ou R$12 x 99,90 no cartão de crédito

COORDENADORA

PAMELA MAIZA MARTINS DA SILVA


Telefone: (99) 3542-5500

  • Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranão – IFMA;
  • Especialização em Pós-graduação em Desenho Instrucional pela Faculdade de Administração, Humanas e Exatas – FAHE;
  • Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Balsas – UNIBALSAS.

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

Disciplinas

Ementa:

O papel da Pedagogia e o papel do Pedagogo. O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como ponto de partida e de chegada dos estudos e da reflexão dos cientistas. A contribuição das ciências para a explicação e compreensão da educação. Análise da pedagogia, concepções e tendências.

Objetivo:

O curso trata da evolução da Educação no decorrer da história. O profissional irá aplicar o conhecimento adquirido sobre a pedagogia e o ambiente educacional. Irá analisar a importância do pedagogo, do cenário educacional atual, e da cultura educacional, identificar a importância e definir a atuação no mercado de trabalho.

Ementa:

As tecnologias de informação e comunicação e a educação. A influência da TV nos processos escolares. As relações presentes na comunicação e educação na sociedade contemporânea. Os aplicativos no ensino. A metodologia ativa. A neuroeducação.

Objetivo:

Este componente curricular visa atualizar o estudante ou profissional da área educacional e/ou tecnológica acerca das ferramentas e processos inovadores aplicáveis ao processo de ensino-aprendizagem.

Ementa:

Modalidade de Educação a Distância: regulamentações. História da Educação a Distância no mundo e no Brasil e suas especificidades. Ambientes Virtuais de ensino-aprendizagem. A Mediação pedagógica na modalidade Educação a Distância. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

Objetivo:

A finalidade deste componente curricular é capacitar o professor a exercer a docência no mundo da educação a distância, inteirando-o acerca das novas tecnologias e metodologias que permeiam esta modalidade de ensino e aprendizagem.

Ementa:

Conceitos de multimídia e sistemas multimídia. Arquitetura e aplicações multimídia, classificação dos tipos de sistemas multimídias. Dispositivos de entrada e saída em ambientes multimídia. Fundamentos do processamento de imagens. Fundamentos de animação. Fundamentos de processamento de som. Critérios de seleção de soluções multimídia. Recursos básicos de softwares de autoria. Noções de ambientes de realidade virtual.

Objetivo:

Esta disciplina visa formar o profissional de multimídia, abordando as tecnologias para a produção audiovisual, com múltiplas aplicações em várias áreas científicas e tecnológicas, como educação, TI e produção artística e cultural.

Ementa:

O que são Metodologias Ativas. A Educação 4.0 e o Mundo VUCA. Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL. Aprendizagem baseada em projetos – ABP. Ensino Adaptativo. Aprendizagem Baseada em Games e Gamificação. A Escola do Século XXI. A Sala de Aula Invertida. Design Thinking.

Objetivo:

Esse conteúdo tem por finalidade atualizar o educador no que concerne às melhores práticas metodológicas que propiciem ao aluno assumir o seu papel de protagonista do processo de aprendizagem, abordando técnicas e ferramentas recomendadas para atingir tal objetivo.

Ementa:

Definição de tecnologias educacionais. Competências docentes na interface das tecnologias educacionais. Cidadania digital: a prática docente reflexiva. Surgimento da neuroeducação. Estilos de aprendizagem. Neuroeducação e as doenças e distúrbios da mente. Programa de neuroeducação para a felicidade.

Objetivo:

A finalidade desta disciplina é abordar as várias maneiras de se aplicar tecnologia da informação e comunicação na neuroeducação, de modo a propiciar práticas eficientes para a formação desde a educação infantil.