• – 119 audiências marcam o primeiro dia do Projeto Conciliador Universitário
Clique aqui para Ampliar!

– 119 audiências marcam o primeiro dia do Projeto Conciliador Universitário

Segunda-feira (15), às 7h30, aconteceu a abertura do projeto Conciliador Universitário no Fórum Desembargador Esmaragno Sousa Silva, localizado no bairro Potosi. Estavam presentes os parceiros do projeto: Banco do Brasil, na pessoa do gerente Lauro Nascimento Santos Filho; da representante do Juizado Especial, Dra. Alba Maria D’Almeida Lins; da Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Unibalsas, Dra. Geise Fonseca Honaiser, e de todos os alunos selecionados para o projeto.

Para o juiz da Comarca de Balsas, Dr. Júlio César Praseres o projeto prepara os alunos para a prática jurídica em um ritmo intenso: “A previsão é de que aconteçam 119 audiências apenas no primeiro dia. Até sexta-feira são 534 audiências, o que corresponde a agenda de um mês”.

Durante as audiências de reconciliação, os alunos seguiram o treinamento realizado na última quarta-feira (10) no auditório da Faculdade de Balsas. As partes envolvidas nos conflitos apresentaram seus argumentos e foram orientadas para não interferirem no momento de narrar os fatos, facilitando o desenvolvimento dos trabalhos. Os advogados acompanharam seus clientes, enquanto o conciliador fazia as vezes de mediador. Nos casos em que não havia entendimento o juiz acompanhou o caso de forma mais direta, em mais uma tentativa de solucionar o conflito.

A aluna do 3º período do Curso de Direito, Michele da Silva Rocha Martins participou de uma audiência que tratou de cobrança de uma loja do setor de vestuário/calçados: “Participar de uma atividade como essa nos faz sentir a responsabilidade e o compromisso que a profissão exige. E, com certeza, nos deixa mais preparados para o mercado de trabalho”.

Outro ponto de destaque do projeto é que os alunos fazem os primeiros contatos com a redação específica dos fóruns, familiarizando-se com a linguagem que fará parte de suas rotinas de trabalho.

A aluna do 3º período, Lília Cristina Santos, destacou a importância de exercitar o que foi ensinado em sala de aula: “É maravilhoso poder colocar em prática e sentir de perto a busca por questões que estão pendentes na justiça. Nunca tive dúvidas de que teoria e prática devem andar juntas.”