V Encontro Anual de Pesquisa de Iniciação Científica (ENAPIC) da Unibalsas

Aconteceu no dia 21 de novembro de 2014 o V Encontro Anual de Pesquisa de Iniciação Científica da UNIBALSAS. Na oportunidade, o evento contou com acadêmicos oriundos da Faculdade de Balsas, Universidade Estadual do Maranhão e Universidade Federal do Maranhão expondo em forma de comunicação oral pesquisas concluídas ou em andamento. Foram 17 trabalhos aprovados distribuídos nas áreas de direito, gestão e negócios, tecnologia e saúde.

Logo após as apresentações de trabalho ocorreu uma rodada de palestras, primeiramente com a Profª. Dra. Gisélia Brito dos Santos da UFMA, que expôs panorama e críticas acerca da Pesquisa Científica no Brasil e, por conseguinte, a palestra do Prof.º Me. Leonardo Bezerra da UEMA, que debateu sobre as Atribuições Científicas Educacionais das Atividades de Extensão.

O coordenador do Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Prof. Me. John Max Santos Sales avaliou o V ENAPIC com bastante entusiasmo, pois se tratou de um evento que pôde reunir iniciantes e veteranos da prática científica e de extensão da cidade de Balsas. De acordo com o coordenador, a parceria com a UEMA e a UFMA foi de suma importância para o sucesso do evento e complementa afirmando que o Programa de Iniciação Científica da Faculdade de Balsas é de extrema relevância, pois dá oportunidade ao acadêmico conhecer, se debruçar e socializar trabalhos científicos, estimulando o ritmo de produção acadêmica e também participação em momentos de trocas tão ricas como ocorreu neste Encontro.

Ao final do evento, foram divulgados os três melhores trabalhos apresentados, com premiação em medalha e menção honrosa:

1º Atividade citotóxica do composto MG-A em linhagem de adenocarcinoma de pulmão humano A549 – Camylla Gonçalves Cantanheide – Ciência e Tecnologia (UFMA).

2º Empreendimentos Econômicos Solidários: Uma investigação na cidade de Balsas (MA) – Alisson Diego Kothwitz – Tecnologia em Gestão Comercial (UNIBALSAS).

3º Programa de Encaminhamento Profissional (PEP) – Roger Müller Saraiva de Sousa – Tecnologia em Gestão Comercial (UNIBALSAS).

(27.11.2014)