Esta mesma teoria foi testada na Alemanha ao qual foi confirmada totalmente no país Europeu. Outra contribuição Européia foi a escala para testar a imagem do clube, advinda de trabalhos realizados no Olimpique de Lyonnais da França. A amostra ocorreu na cidade de Recife contando com 237 torcedores de Sport, Náutico e Santa Cruz e o trabalho é inédito no Brasil, sendo uma dos maiores trabalhos científicos de administração e marketing no segmento do futebol em nosso país.
O professor e autor do artigo ressalta: “A limitada contribuição científica dos brasileiros em termos de trabalhos confiáveis e de qualidade no futebol dificultou um pouco a realização do artigo, que se estendeu para quase 2 anos em termos de busca de material, onde mais de 95% das referências foram coletadas no exterior devido a esta situação; por outro lado, isto acabou sendo um ponto forte do trabalho, pois ele justamente além de inédito no país, vêm a ajudar o Brasil em termos de contribuições teóricas em estudos científicos de Marketing. É indemissível que tenhamos logo em nosso país, excelentes resultados dentro de campo e limitadíssimos resultados de qualidade fora dele. Temos que fazer trabalhos de qualidade em âmbito mundial, e é este pensamento, que contribuiu para que o trabalho seja reconhecido como um dos melhores em Marketing no Brasil”.