Notícias

– Unibalsas – Faculdade de Balsas presente no EMA

O Prof. Gustavo da Rosa Borges do Curso de Administração da Faculdade de Baslas, submeteu um artigo ao Encontro de Marketing (EMA) 2010 e teve seu trabalho aceito para a publicação no evento que ocorrerá de 23 a 25 de maio em Florianópolis-SC. O EMA é o maior encontro científico de Marketing do país e ocorre de dois em dois anos, sendo organizado pela AnPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração) tendo classificação Qualis A (pontuação máxima), o que o faz ser respeitado como um dos maiores eventos científicos de Administração do Brasil. O artigo submetido e aprovado faz parte do trabalho de dissertação de Mestrado em Administração na Unisinos, ao qual o professor concluiu ano passado. O trabalho intitulado “A Lealdade da Marca e a Lealdade dos Torcedores de Clubes de Futebol”, comprovou cientificamente que a imagem da marca de clubes de futebol não tem uma relação direta com a lealdade dos torcedores (14/04/2010).


Esta mesma teoria foi testada na Alemanha ao qual foi confirmada totalmente no país Europeu. Outra contribuição Européia foi a escala para testar a imagem do clube, advinda de trabalhos realizados no Olimpique de Lyonnais da França. A amostra ocorreu na cidade de Recife contando com 237 torcedores de Sport, Náutico e Santa Cruz e o trabalho é inédito no Brasil, sendo uma dos maiores trabalhos científicos de administração e marketing no segmento do futebol em nosso país.


O professor e autor do artigo ressalta: “A limitada contribuição científica dos brasileiros em termos de trabalhos confiáveis e de qualidade no futebol dificultou um pouco a realização do artigo, que se estendeu para quase 2 anos em termos de busca de material, onde mais de 95% das referências foram coletadas no exterior devido a esta situação; por outro lado, isto acabou sendo um ponto forte do trabalho, pois ele justamente além de inédito no país, vêm a ajudar o Brasil em termos de contribuições teóricas em estudos científicos de Marketing. É indemissível que tenhamos logo em nosso país, excelentes resultados dentro de campo e limitadíssimos resultados de qualidade fora dele. Temos que fazer trabalhos de qualidade em âmbito mundial, e é este pensamento, que contribuiu para que o trabalho seja reconhecido como um dos melhores em Marketing no Brasil”.