• – Unibalsas – Faculdade de Balsas desenvolve projeto de inclusão digital
Projeto de Inclusão Digital

– Unibalsas – Faculdade de Balsas desenvolve projeto de inclusão digital

Melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Este é um dos propósitos do Projeto de Inclusão Digital da Faculdade de Balsas que começa a ser desenvolvido em parceria com a Escola Municipal Mariinha Rocha, no setor São Luis. No sábado, 27, os professores da escola participaram de uma palestra sobre Tecnologias Aplicadas na Educação, no auditório da Faculdade. Na oportunidade foi realizado um levantamento para verificar que outras capacitações seriam oportunas para o corpo docente, discente e comunidade, como economia doméstica, elaboração de documentos (currículos, atas, memorandos), dentre outros. Os professores conheceram a estrutura da Instituição e os coordenadores dos cursos de graduação da Faculdade apresentaram os projetos desenvolvidos em cada área (01/04/2009).

Projeto de Inclusão Digital

A proposta inicial do projeto é facilitar aos professores e alunos o acesso às tecnologias da informação e comunicação, através de treinamentos específicos e totalmente práticos que serão realizados no laboratório de informática da Escola. O projeto de Inclusão Digital foi elaborado pelo coordenador do curso de Sistemas de Informação, prof. MSc Cleverton Marlon Possani e conta com duas estagiárias, que serão as instrutoras dos cursos na escola, Luciane e Liane Valentini Machado. “É muito importante a participação dos alunos neste projeto, é através deles que a transformação regional terá início. Todo conhecimento compartilhado com a Escola Mariinha Rocha é recíproco e nós aprendemos ao fazer parte deste projeto”. Ressalta Possani.

Para a diretora do NPPGE, prof. MSc Lisiane Honaiser, neste primeiro momento o objetivo é capacitar os professores da Escola Marrinha Rocha, para que eles possam maximizar o desenvolvimento das suas atividades. “Mais adiante, pretendemos ampliar o projeto com a inclusão de oficinas e capacitações voltadas a outras áreas, principalmente de Direito, Administração e Ciências Contábeis, beneficiando além dos professores e alunos, a comunidade em geral”.

Conforme a diretora da escola, Josélia de Oliveria Barros, seis turmas (duas para professores e quatro para alunos) já estão formadas e a previsão é de que os cursos iniciem nas próximas semanas. A diretora demonstra que a parceria surgiu em hora oportuna. “Estamos entusiasmados para iniciar os cursos de informática, pois sabemos que com o projeto, a nossa qualidade de ensino vai melhorar significativamente”.

A escola Municipal Mariinha Rocha conta com 1300 alunos matriculados do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. E disponibiliza de um Laboratório de Informática com 10 computadores.

Clique aqui para visualizar mais imagens