Notícias

Simulação Empresarial

O padrão de excelência de ensino da Unibalsas continua sendo destaque. Desta vez é o curso de Administração que mostra seus valores.

 

A disciplina de Estratégia Empresarial do 7º semestre está trabalhando com a modalidade de Simulação Empresarial (Teoria dos Jogos). Essa disciplina é uma das mais fantásticas do curso de Administração, é onde os alunos mostram todo o seu conhecimento adquirido ao longo do curso,  desde o 1º semestre abrangendo toda a grade disciplinar. Com essa dinâmica de conhecimento os alunos mostram como tomam decisões nas mais variadas atividades  da Administração, em um modelo de mercado capitalista mutante e globalizado como é o de hoje.

A turma do 7º semestre de Administração da Unibalsas recebeu hoje uma ótima notícia, na qual, reflete o padrão de excelência do curso, da coordenação e dos professores que atuam desde o 1º Semestre: Estão colocados entre as 10 melhores turmas do Brasil conforme destaca a seguir a empresa OGG Simulação Empresarial, detentora no Brasil dos direitos autorais da simulação empresarial (teoria dos jogos): “As empresas estão muito bem. Neste semestre estamos trabalhando com 60 turmas de 38 instituições e gostaríamos de informar que a turma da Unibalsas  está muito bem entre as 10 melhores turmas do Brasil, com maior rendimento atingindo o objetivo do simulador, com a pontuação acima de 100 pontos. Parabéns ao professor Joel e alunos (Ogg Simulação Empresarial)”.

O gráfico mostra o desempenho das dez empresas criadas na turma de 7º semestre de administração da Unibalsas:

Fonte: OGG Simulação Empresarial.

O padrão de retorno de investimentos mostra que empresas que atuam acima de 100 pontos estão dando um retorno excelente considerando todos os indicadores, dentre os quais, pode-se destacar; rentabilidade, inovação, maximização de recursos, motivação, nível de endividamento, liquidez, patrimônio líquido, responsabilidade social, retorno sobre ativos (ROA), entre outras. As 10 empresas estão acima de 100 pontos.

O gráfico a seguir mostra a plotagem tridimensional da performance das empresas. Observa-se que a área verde mostra o padrão de excelência das tomadas de decisões dos nossos alunos. A área em azul (30% da plotagem) mostra que nesse período as empresas ficaram com resultados acima de 150 pontos. Esse resultado indica que nossos alunos estão acima do nível de excelência nas tomadas de decisões empresariais, baseada nos estudos publicados pelo economista e matemático John Nash*.(10.04.14)

Fonte: OGG Simulação Empresarial.

Parabéns Unibalsas, parabéns alunos, professores, coordenadores, diretores e todos os membros do corpo de trabalho da instituição. Essa conquista é  mais uma dentre tantas já realizadas pelos nossos nobres alunos, e outras que virão para somar resultados positivos.

O Professor Joel, encerra a matéria afirmando: “Somos totalmente responsáveis pela qualidade da nossa vida e por um mundo melhor, pelo efeito exercido sobre os outros, quer pelo exemplo quer pela influência direta”.

* John Nash, Ainda criança, Nash já mostrava ser solitário e introvertido, preferindo os livros a brincar com outras crianças. Na escola, os professores não reconheciam Nash como um prodígio. Consideravam-no como uma criança extremamente anti-social. Aos doze anos, cada vez mais isolado, Nash refugiava-se no seu quarto, dedicando-se a fazer experiências científicas com as quais aprendia mais do que na escola. Por volta dos 14 anos de idade surgiu o seu interesse pela matemática. Em 1948, foi aceito no programa de doutoramento em matemática em duas das mais famosas universidades dos Estados Unidos: Harvard e Princeton. A sua escolha recaiu sobre Princeton. Aí demonstrou interesse por vários campos da matemática pura: Topologia, Geometria Álgebra, Teoria do Jogo e lógica. Mas, mesmo em Princeton, Nash evitava comparecer às palestras e aulas. Aprendia sozinho, sem a ajuda de professores ou mesmo de livros. Em 1949, aos 21 anos, Nash, escreveu uma Tese de doutoramento que, 45 anos mais tarde, lhe daria o Premio Nobel de Economia. O trabalho, conhecido como o “Equilíbrio de Nash” irá revolucionar o estudo da estratégia econômica. Segundo o professor Joel, Nash é o maior economista da história.

Sonhar é uma das melhores coisas da vida, mas o melhor mesmo é acordar e lutar por cada um de nossos sonhos.

Comece fazendo o necessário, depois faça o que for possível, e finalmente estará fazendo o impossível – Francisco de Assis.