O evento teve início pela manhã com a palestra “A Influência da Pesquisa no Brasil” com o Prof. Dr. Paulo Alfredo Schönardie – Doutor em Ciências Econômicas e Sociais pela Universidade de Hamburgo – UHH na Alemanha, Pós-doutorando em Educação nas Ciências na Unijuí, que discorreu sobre a realidade da pesquisa atual e a influência de outros continentes, principalmente o europeu, na pesquisa brasileira, por conseguinte.
No período da tarde aconteceu a palestra do Prof.º Me. Thiago Bruno de Jesus Silva, Docente da Unibalsas, que discorreu sobre “As Contribuições da Pesquisa para a Vida Acadêmica”, abordando as contribuições da ciência para a vida acadêmica e consequentemente o crescimento profissional e intelectual.
Neste ano, o VII ENAPIC inaugura uma nova modalidade no evento, a submissão de trabalhos da Pós-Graduação. Foram apresentados 08 (oito) trabalhos de diferentes temas, divididos por equipes de 03 (três) componentes.
O Professor Doutor da Universidade Federal do Maranhão, Edson Nunes Costa Paurá, avaliou o VII ENAPIC como “Uma ferramenta de suma importância na construção acadêmica, pois as habilidades dos acadêmicos devem ser estimuladas e fomentadas com intuito de transformá-los em agentes disseminadores e transformadores de opiniões”.
Ao final do evento, foram divulgados os melhores trabalhos apresentados, com premiação em medalha e menção honrosa:
1º ADMINISTRÊS: A VOZ DA ADMINISTRAÇÃO DE A a Z – Maria Carla dos Santos Nogueira – Gestão e Negócios (UNIBALSAS);
2º OS LIMITES DA INTERVENÇÃO DO ESTADO NA LIBERDADE REPRODUTIVA DA MULHER À LUZ DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS E SOCIAIS – Helia Amorim Leal e Jéssica Dias Carneiro – Direito (UNIBALSAS).
3º CONCEITO DE ESTRATÉGIA DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA IES PRIVADA DO SUL MARANHENSE – Iara Jaíne Rambo – Negócios e Gestão Contábil (UNIBALSAS).
Na Modalidade Pós-Graduação foi concedida a premiação para o trabalho:
1º O MERCADO DE SEGUROS NA CIDADE DE BALSAS-MA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE PREFERÊNCIAS – Jackson Lopes, Juarez Ferreira, Juliana Brasil e Emerson Paulo Rodrigues dos Santos – MBA – Gestão de Marketing e Vendas (UNIBALSAS), Gestão e Negócios.
(01.12.2016)