– Projetos de Monografia são apresentados por alunos de Pós em Gestão da Informação

Alunos do curso de Especialização em Gestão da Informação da Faculdade de Balsas apresentaram os Projetos de Monografia nesta quarta-feira, 26, no auditório da Instituição. A banca examinadora, composta por professores da Faculdade, Prof. Fábio Pillatt, Prof. Marlon Possani, Prof. Vinícius Zonatto e Prof. Roniés Bonifácio, que analisaram os projetos e sugeriram as alterações necessárias (28/01/2009).

A partir da apresentação dos projetos, os alunos têm um mês e meio para fazer as modificações e apresentar a Monografia.

Antônio Carlos Noal e Cristian Heimburg pesquisaram as interfaces do uso da ferramenta Comércio Eletrônico no negócio de máquinas agrícolas. Segundo eles, o tema é vivenciado no dia-a-dia de seus trabalhos, onde buscam atender os clientes através do comércio eletrônico, vizando a excelência na pós-venda. “O setor rural é a principal fonte primária na produção de alimentos; apresenta características diferenciadas dos demais ramos de negócios, principalmente pelas variações climáticas que impactam diretamente nos seus resultados. Tudo tem que ser feito no tempo certo”, ressaltam.

Outro projeto apresentado foi “Os Caminhos da Soja, pela linha do Equador”, das engenheiras agrônomas, Gisela Introvini e Priscilla Villela de Biassio. A pretensão da pesquisa é de deixar registrados os caminhos percorridos pela soja nas regiões produtoras do norte e nordeste do País.  Na realização do trabalho foram feitas entrevistas no Polo de Desenvolvimento da Região Sul do Maranhão, tendo ênfase em Balsas.  Para compor as entrevistas foram ouvidos os pioneiros; as primeiras famílias gaúchas que chegaram à região, na década de 70; pesquisadores da Embrapa e os produtores atuais.  “Tivemos como referencial ainda, revistas sobre agricultura de Balsas, que trouxe empresários também, de outros ramos para a região”.

O curso de especialização teve duração de um ano e meio, com objetivo principal, propiciar a atualização e formação de Gestores Empresariais, aptos a utilizar a informação e sua tecnologia como instrumentos ou ferramentas de gestão.

Como público alvo, profissionais em especial atuantes no meio empresarial e no agro-negócio, portadores de diploma de curso superior e com experiência em gestão ou informática.

Clique aqui para visualizar mais imagens