• – Projeto de Inclusão Digital teve início na Escola Mariinha Rocha
Clique para ampliar!

– Projeto de Inclusão Digital teve início na Escola Mariinha Rocha

O projeto “Inclusão Digital” da Faculdade de Balsas iniciou com a capacitação dos professores da Escola Municipal Mariinha Rocha.  A abertura do curso aconteceu no sábado, 25, com duas turmas de 20 professores e funcionários. As aulas foram ministradas pela manhã e à tarde, no Laboratório de Informática da escola.

A proposta inicial do projeto é facilitar aos professores e alunos o acesso às tecnologias da informação e comunicação, através dos treinamentos específicos e totalmente práticos. O projeto foi elaborado pela coordenadora do NPPGE, a profª MSC Lisiane Honaiser e pelo coordenador do curso de Sistemas de Informação, prof. MSc Cleverton Marlon Possani. O projeto conta também com duas estagiárias, instrutoras dos cursos e acadêmicas do 5º período, Luciane Valentini e Liane Valentini Machado.

O curso continuará acontecendo nos sábados para os professores e será escolhido um dia durante a semana para as turmas de alunos da escola.  “Nos treinamentos abordaremos a importância da tecnologia na educação, como ela pode melhor a didática escolar e realizaremos as aulas práticas”, frisa as instrutoras.

A professora Maria de Jesus lecionada na 1ª e 2ª série do ensino fundamental e demonstrou contentamento em participar do projeto. “Estou aprendendo a manusear os computadores e fico muito feliz pelo compromisso da Unibalsas em contribuir com as pessoas que não tem oportunidades”, diz a professora.

Para a coordenadora do NPPGE, profª. MSc Lisiane Honaiser, os professores poderão utilizar o computador como uma ferramenta para dinamizar as aulas e proporcionar maior identificação dos alunos com o conteúdo trabalhado. “Um dos propósitos do projeto é melhorar o ensino e a aprendizagem, pois com o acesso fácil a novas tecnologias, exige-se do professor um maior esforço e criatividade para despertar o interesse e a atenção dos alunos”, frisa a coordenadora, acrescentando que “Mais adiante, pretendemos ampliar o projeto com oficinas e capacitações voltadas a outras áreas, principalmente as relacionadas aos demais cursos que a Unibalsas oferece, beneficiando além dos professores e alunos, a comunidade em geral”.

A escola Municipal Mariinha Rocha conta com 1300 alunos matriculados do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Disponibiliza de um Laboratório de Informática com 10 computadores. Conforme a diretora da escola, Josélia de Oliveira Barros, além das duas turmas que já iniciaram os treinamentos, está sendo formada mais quatro turmas. “Com a parceria e a utilização das tecnologias, a tendência é melhorar a nossa qualidade de ensino”.