• – Professores e alunos da Faculdade de Balsas participam de Fórum Científico em Araguaína-TO
Clique aqui para Ampliar!

Quatro professores e cinco alunos da Faculdade de Balsas participaram do I Fórum Científico: “A Produção do Conhecimento no Norte do Brasil”, no último final de semana. O evento aconteceu na Faculdade Católica Dom Orione – FACDO, em Araguaína–TO; teve carga horária de 12 horas, com pré-abertura no dia 05 (sexta-feira), às 19h00.

O discurso de abertura: “Ensinando e Fazendo Ciência em Regiões sem Tradição Científica” foi proferido pelo Prof. Wilame Gomes de Abreu – Coordenador do NUPEX (Núcleo de Pesquisa e Extensão)/FACDO (Faculdade Católica Dom Orione). No sábado, o evento aconteceu das 8h00 às 18h00. A festa de encerramento estendeu-se até às 20h00, com muito forró universitário.

Foram treze mesas redondas que trataram dos mais variados temas, em três delas estavam quatro professores da Faculdade de Balsas. O Prof MSc. Leonardo Mendes Bezerra participou da mesa 1, com o tema: Plano Diretor e Impacto Ambiental no Norte do Brasil. Na mesa 3, o Prof. MSc. Tiago de Garcia Nunes, tratando de Política, Eleição e Virtude Cívica, e na mesa 5 participaram o Prof. MSc. Giorge André Lando e a Profa. MSc. Célia Gonçalves do Nascimento, com o tema: Meios Midiáticos, Comunicação e Função Social.

Também participaram cinco alunos do 3º período do Curso de Direito da Faculdade de Balsas: Angelita Bezerra de Souza, Antonio Francisco de Souza, Francisco Mendes Mota Filho; Caroline Lopes Poleze e Manoel David de Oliveira Neto. Eles apresentaram um painel sob a orientação da MSc. em Direito, Profª Célia Gonçalves do Nascimento..

As seguintes conferências também fizeram parte da programação do evento: “A produção de Conhecimento no Norte do Brasil” – com o Prof. Alan Kardec Barbiero – Reitor da Universidade Federal do Tocantins – UFT, e “A Questão da Formação Indígena – Apinayé e Krahô”, com o Prof. Francisco Edviges Albuquerque- Coordenador do Laboratório de Línguas Indígenas da mesma instituição.

De acordo com o material de divulgação do fórum, trata-se de “um evento de natureza científica, proposto e organizado pelo NUPEX/FACDO, que conta com a participação de estudantes, professores, pesquisadores e demais apoiadores de várias IES.” O Fórum também “serve como espaço que congrega intelectuais, acadêmicos e demais atores do cenário sócio, político, econômico e cultural; oriundos das diversas áreas e campos de saberes, compromissados com a reflexão crítica, na lida e operacionalização técnica, científica e ética.” Ainda segundo a organização, o evento “define-se pela densidade de proposições abarcadas e elencadas, buscando responder às questões pertinentes ao desenvolvimento do indivíduo, sociedade e estado e às que permeiam o próprio agir humano, em sua totalidade. Contrastando-se o mundo de maior globalidade com o olhar para o Norte do Brasil.”