O livro Políticas Públicas: Meio Ambiente e Tecnologia lançado pelo Professor da Unibalsas – Faculdade de Balsas, Leonardo Mendes Bezerra, possui enfoque multidisciplinar e interdisciplinar. É uma publicação voltada para o estudo dos impactos sócio-ambientais e das suas respectivas políticas públicas com ênfase prioritariamente no cerrado do Centro Oeste brasileiro. O livro foi organizado pelos Professores: Dra. Genilda D’Arc Bernardes e do Dr. Roberto Prado de Morais. O Prof. Leonardo Mendes Bezerra é graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Especialista em Educação: Docência Universitária pela Faculdade de Goiás (FAGO), Mestre em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Anápolis (UNIEVANGÉLICA).
O conselho editorial e científico foi composto por Doutores de renomadas instituições de Ensino Superior tais como: USP, UnB, PUC-GO, UNIEVANGELICA entre outras. Editado pela Editora Vieira (Goiânia-GO) estrutura-se em dois eixos. O primeiro refere-se a Sociedade, Políticas Públicas e Meio Ambiente e o segundo eixo diz respeito a Tecnologia e Meio Ambiente. Professor da Faculdade de Balsas (UNIBALSAS) nos cursos de Ciências Contábeis e Direito. Professor e Pesquisador da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) nos cursos de Agronomia, Enfermagem, Biologia e Letras. É Tutor Presencial da graduação em Filosofia (UEMA/UAB)
Expansão Populacional e Agrícola em Áreas de Cerrado e os Desafios do Desenvolvimento Sustentável é o sétimo capítulo que integra o eixo Sociedade, Políticas Públicas e Meio Ambiente. É resultante de estudos científicos do projeto de pesquisa intitulado: “Mudanças nos espaços rural e urbano na região Centro Oeste do Brasil” financiado pela Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior (FUNADESP).
O estudo inicia-se pelo processo histórico de expansão socioeconômico no estado de Goiás, direciona-se para o desenvolvimento e crescimento econômico numa ótica das perspectivas de desenvolvimento sustentável, salienta também a expansão da cultura da cana-de-açúcar, o sequestro do carbono e a sua comercialização (crédito carbono) e o saber ambiental no contexto da expansão agropecuária como alternativas sustentáveis para a região.
Para Leonardo Bezerra, “no presente momento em que a visão fragmentada cartesiana tem sido epistemologicamente substituída pela visão holística é de grande relevância destacar a importância dos novos estudos e pesquisas sobre o meio ambiente.
Nesta perspectiva, o enfoque multidisciplinar, interdisciplinar, polidisciplinar e transversal se tornam exigências essenciais da sustentabilidade, pois o meio ambiente é um sistema complexo e integrado composto holisticamente pelas auto-organizações e pelos auto-organizantes que mantém relacionamento interdependentes na relação seres humanos / meio natural.“
Este livro resgata a concepção que constitui como referencia a permissão do constante processo de construção e reconstrução dos saberes epistemologicamente organizados dentro de um contexto de alto rigor científico.