• – Professor da Faculdade de Balsas ministra palestra no colégio São Pio X
Clique para Ampliar!

– Professor da Faculdade de Balsas ministra palestra no colégio São Pio X

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; text-align:justify; line-height:150%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:”Times New Roman”; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

“É possível viver em paz em tempos de conflito?”. Este foi o tema da palestra que aconteceu em abril, no Colégio São Pio X – Comunidade Marista de Balsas. A palestra foi ministrada pelo professor da Faculdade de Balsas, Tiago de Garcia Nunes, mestre em Sociologia Jurídica, pela Universidade do Estudo de Milão, Itália/Universidade do País Basco, Espanha (08/05/2008).

A palestra fez parte do projeto “Por uma semente de Paz”, das professoras da escola, Domingas Nascimento e Maria de Fátima Barbosa, supervisionado pela coordenadora pedagógica da escola, Iara Brandão Canuto. O projeto foi direcionado a 150 estudantes do 8° ano.

De acordo com o prof. MSc. Tiago Nunes, em tempos de grande conflito, parece que o termo ‘paz’ é facilmente resumido a uma situação de ausência de guerra. “No entanto, acreditamos a situação de ‘paz’ é muito mais que a inexistência de conflito armado”, ressalta.

Nunes relata ainda que, o momento demonstrou aos alunos, conforme a explanação de situações reais do cotidiano, que somente com uma postura ética de “Paz”, baseada no respeito ao próximo, é possível conseguir contornar o atual momento de conflito social generalizado.

Os alunos foram submetidos às diversas atividades que compuseram o projeto, dentre elas a leitura do livro “Por uma semente de paz”, de José Ganimédez.

Conforme a profª Domingas Nascimento, que também é colaboradora da Faculdade de Balsas, o livro relata a história de uma professora chamada Liene, a qual foi convidada a trabalhar em uma escola de periferia. “Ela estava precisando do emprego para ajudar sua família financeiramente e também porque era inexperiente na área do ensino, até então só havia trabalhado como substituta.

A professora morava apenas com a mãe que a aconselhou não aceitar o emprego, pois era muito perigoso. Em meio às dúvidas acabou aceitando, enfrentou muitos conflitos dentro da escola Floriano Matos como: violência, drogas, gravidez de Simone uma aluna adolescente, entre outros. A diretora e professores já tinham desistido dos alunos e Liene precisou de muita força e dedicação para conseguir disseminar a paz naquele ambiente, mas conseguiu. No final do ano os alunos eram outros e até capazes de plantar uma semente de paz na vida de muitas outras pessoas”.