– Pesquisa reforça que participação em eventos científicos colabora com o desenvolvimento dos alunos

fonte: sxc.hu

A importância da participação de alunos em congressos, fóruns e seminários é uma discussão que está cada vez mais presente no universo acadêmico. Uma pesquisa publicada pela Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina e Florianópolis, no primeiro semestre de 2008, investigou “a importância dos eventos científicos na formação acadêmica dos estudantes do curso de graduação em Biblioteconomia”.

O trabalho foi elaborado por quatro estudantes dos cursos de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e da Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC. São eles: Aureliana Lopes de Lacerda, Claudiane Weber, Marchelly Pereira Porto e  Romário Antunes da Silva.

Foi avaliada a “participação dos estudantes em eventos científicos”, observando “se há estímulo no decorrer de suas atividades acadêmicas para que ocorra esta participação”. O estudo ainda considerou que “os eventos científicos criam a possibilidade de interação entre os estudantes e os profissionais da área e favorece o acesso a novas informações”.

Comprovou-se que os eventos e as atividades complementares contribuem bastante com a formação acadêmica dos estudantes de Biblioteconomia, reprovando comportamentos que se restringem apenas ao conhecimento aplicado/adquirido em sala de aula.

A pesquisa contou com a participação de 154 estudantes dos cursos da UFSC (94) e da UDESC (60), demonstrando que “a maior parte dos entrevistados considera muito importante a participação em eventos científicos e a falta de tempo é apontada como a causa principal para a não participação”. Quando foram perguntados sobre quem os incentiva, os professores aparecem em primeiro lugar, seguidos pelo curso.

Na freqüência de categorias citadas como aprendizado pela participação em eventos científicos da área, a categoria “Conhecimento Científico” foi a mais apontada (38 ocorrências), “pois ressalta a busca dos participantes por novas teorias e a ampliação da visão das áreas de atuação, devido a necessidade de obtenção de novas informações a fim de permitir o enriquecimento do saber acadêmico”, ressalta a pesquisa. “Aqueles que participam têm interesse em adquirir novos conhecimentos e este pode ser um diferencial na sua formação acadêmica e futuramente na formação profissional,”, finaliza.

Leia a pesquisa na íntegra: http://www.acbsc.org.br/revista/index.php/racb/article/view/553/678