• – Parceria Unibalsas – Faculdade de Balsas e Escola Municipal Mariinha Rocha no Projeto Inclusão Digital
Estágiária de Sistemas

As alunas estagiárias/instrutoras de Sistemas de Informação (Informática), Liane Valentini Machado e Luciane Valentini Machado estão dando continuidade ao Projeto de Inclusão Digital na Escola Municipal Mariinha Rocha. O projeto, que utiliza a tecnologia em favor da educação, teve início no mês de abril.  Os resultados foram tão positivos que outras escolas podem se tornar parceiras do projeto, desde que possuam uma estrutura mínima em seus laboratórios de informática (18/08/2009).

As aulas da Escola Municipal Mariinha Rocha mudaram bastante desde o mês de abril de 2009. Com a chegada do Projeto de Inclusão Digital da Unibalsas – Faculdade de Balsas, alunos de 4ª e 8ª séries já assistem aulas no laboratório da escola. Antes isso não era possível porque os professores não possuíam habilidade suficiente para trabalhar conteúdos com os seus alunos.

Por outro lado, alguns alunos que não sabiam utilizar um computador, agora sentem-se mais preparados e seguros para tal tarefa. Entre as orientações dadas por Liane e Luciane está o cuidado nas pesquisas de internet para evitar que os alunos caiam nas armadilhas de dispersão, perdendo o alvo de suas buscas na grande rede.

As duas alunas contam que está sendo muito gratificante, principalmente pelos resultados e pelo reconhecimento das professoras da escola campo que agradecem por tudo que já aprenderam. As professoras estão felizes pelo fato de já estarem inseridas no mundo da informática, o que para elas era praticamente impossível. O atendimento para os professores está acontecendo aos sábados e, para os alunos, às terças e quintas-feiras, com encerramento previsto para o mês de setembro.

Saiba mais:

O projeto “Inclusão Digital” da Faculdade de Balsas iniciou com a capacitação dos professores da Escola Municipal Mariinha Rocha.  A abertura do curso aconteceu no sábado, 25 de abril, com duas turmas de 20 professores e funcionários. As aulas foram ministradas pela manhã e à tarde, no Laboratório de Informática da escola.

A proposta inicial do projeto é facilitar aos professores e alunos o acesso às tecnologias da informação e comunicação, através dos treinamentos específicos e totalmente práticos. O projeto foi elaborado pela coordenadora do NPPGE, a profª MSc. Lisiane Honaiser e pelo coordenador do curso de Sistemas de Informação, prof. MSc Cleverton Marlon Possani.

A escola Municipal Mariinha Rocha conta com 1300 alunos matriculados do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Disponibiliza de um Laboratório de Informática com 10 computadores.