-“Lei pode tornar graduação obrigatória”: diz matéria da Folha de São Paulo

Notícia publicada na terça-feira (16), pela Folha de São Paulo, alerta: “em breve, todos os professores da educação básica podem ser obrigados a ter diploma de nível superior.” Trata-se de uma proposta que consta de um projeto de lei do Ministério da Educação, que será enviada ao Congresso Nacional. A idéia é garantir um ensino com mais qualidade para a educação básica, em que se deve priorizar o repasse de conhecimentos elementares à formação dos alunos.

De acordo com a matéria, somente os professores que lecionam para o sexto ano (antiga quinta série) do Ensino Fundamental até o Ensino Médio são obrigados a cumprir essa exigência. Isso significa que, pelo menos, por enquanto as séries anteriores continuarão sem professores com qualificação específica para atuarem, o que traz muitos prejuízos para os alunos.

“Mesmo com a cobrança, 21,3% dos professores do sexto ao nono ano do país continuam sem graduação, segundo dados de censo do MEC”, o que compromete o processo de ensino-aprendizagem de qualidade, ressalta a matéria.

Também é destacado o ponto de vista do diretor da educação básica da Capes, (Coordenação de aperfeiçoamento do nível superior), João Carlos Teatini. Ele faz as piores previsões para a educação básica em duas das maiores regiões do país: “Há cidades do Norte e do Nordeste em que, se não puder haver docentes com nível médio, não tem quem dê aula”.

Mas não é apenas o projeto de lei que tem sido discutido. Em breve, o MEC lançará um plano que objetiva melhorar a formação de professores da educação básica. A expectativa é de que isso repercuta positivamente na qualidade das aulas e na formação dos alunos.