Quinta-feira, 13, palestra, mini-curso e abordagem de filme marcaram a II Semana Acadêmica de Direito, da UNIBALSAS – Faculdade de Balsas. O evento que encerra nesta sexta-feira, 14, tem como tema “O Direito na pós-modernidade: realizações e possibilidades” (14/11/2008)
No auditório da Instituição aconteceu a exibição e comentários sobre “Aspectos Criminológicos do Filme Cama de Gato”, pelo advogado, professor da Instituição, Eduardo Xavier Lemos, especialista em Ciências Penais, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Os comentários foram baseados em vários autores pós-modernos e conforme o professor aborda os pensamentos “modernidade líquida de sentimentos, valores, ideais e a própria concepção do mundo fluída e não sólida; relação da futilidade da sociedade pós-moderna e sociedade dos riscos; as incertezas, gerando o mundo do medo”.
‘Cama de Gato’, direção de Alexandre Stockler e Caio Blat no elenco é um drama que envolve três jovens de classe média de São Paulo. Assim que terminam o Ensino Médio, saem pela noite paulistana em busca de diversão. Na noite, o entretenimento confunde-se com a violência, assim como a preocupação de se estabelecer na sociedade confunde-se com a tragédia humana.
No Laboratório de Informática, o coordenador do curso de Direito, prof. MSc. Bruno Gasparini coordenou um debate virtual com Dr. Gerivaldo Neiva, juiz de Direito da Comarca de Conceição do Coité, na Bahia. O tema do debate foi “O papel do Judiciário na Pós-Modernidade”. O prof. Bruno Gasparini, que é mestre em Direito pela Universidade do Paraná, explica que foram abordados, a Sociologia dos Tribunais; Reforma do Poder Judiciário; Reforma do Ensino Jurídico e Direito e Democracia.
Próxima palestra
No dia 14, o juiz federal, Dr. Alderico Rocha Santos, fará a palestra “Garantias Individuais X Direito Estatal de Punir”. O juiz é natural de Balsas, graduado em Direito pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas de Goiânia/GO. Especialista em Direito Penal e Processual Penal. Aprovado em concurso de Juiz de Direito em Goiás, Procurador da República, Juiz Federal, professor de Processo Penal e Direito Eleitoral em cursos preparatórios para concursos. Exerceu a função de Juiz Eleitoral em Goiás e compôs o Tribunal Regional Eleitoral no Tocantins.