O Grupo de Estudos Pedagogia da Esperança, promovido pelo curso de Pedagogia da Unibalsas, retornará aos seus encontros deste semestre a partir de sábado, dia 12/08.
Programação:
- 12/08/2017 (sábado – 09h às 11h)
– Abertura do Grupo de Estudos.
– Apresentação do calendário e da metodologia utilizada para o desenvolvimento dos estudos.
– Introdução sobre as obras – A importância do ato de ler e Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, ambos de Paulo Freire.
- 26/08/2017 (sábado – 09h às 11h)
– Análise Reflexiva sobre o artigo “A importância do ato de ler”. (páginas 19 a 31).
“A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele”. (FREIRE, 2011, p. 19-20).
- 09/09/2017 (sábado – 09h às 11h)
– Análise Reflexiva sobre o artigo “Alfabetização de adultos e bibliotecas populares- uma introdução”. (páginas 33 a 48).
“A compreensão crítica da alfabetização, que envolve a compreensão igualmente crítica da leitura, demanda a compreensão da biblioteca”. (FREIRE, 2011, p. 33).
- 07/10/2017 (sábado – 09h às 11h)
– Análise Reflexiva sobre de “O povo diz sua palavra ou a alfabetização em São Tomé e Príncipe.” (páginas 49 a 102).
“É preciso, na verdade, que a alfabetização de adultos e a pós-alfabetização, a serviço da reconstrução nacional, contribuam para que o povo, tomando mais e mais a sua História nas mãos, se refaça na feitura da História”. (FREIRE, 2011, p. 53).
- 21/10/2017 (sábado – 09h às 11h)
– Análise Reflexiva sobre “Prática docente: primeira reflexão”. (páginas 23 a 46).
“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Quem ensina ensina alguma coisa a alguém. (FREIRE, 2014, p. 25).
- 04/11/2017 (sábado – 09h às 11h)
– Análise Reflexiva sobre “Ensinar não é transferir conhecimento”. (páginas 47 a 87).
“Saber que ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. (FREIRE, 2014, p. 47).
- 18/11/2017 (sábado – 09h às 11h)
– Análise Reflexiva sobre a “Ensinar é uma especificidade humana”. (páginas 89 a 143).
“Precisamos aprender a compreender a significação de um silêncio, ou de um sorriso ou de uma retirada da sala”. (FREIRE, 2014, p. 95).
- 25/11/2017 (sábado – 09h às 11h)
– Considerações Finais sobre a obra e feedback do grupo sobre as atividades realizadas.
– Planejamento da agenda para o próximo semestre e escolha da próxima obra.
Bibliografia utilizada nos encontros:
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler em três artigos que se completam. 51ª ed., São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à práticas educativas. 49ª ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.