Grau
Especialista
Duração do curso
3 a 12 meses
Carga horária
420 horas
Turno
EAD
Regime
Módulo
Pós-Graduação LATO SENSU em Gestão da Qualidade
O que você irá aprender neste curso?
Neste curso você irá aprender como a excelência em gestão da qualidade pode transformar empresas, além disso irá se aprofundar nos princípios fundamentais da qualidade, dominará normas e aprenderá a aplicar ferramentas de qualidade essenciais. Também irá explorar os processos de melhoria contínua e entenderá como as certificações de qualidade elevam o padrão organizacional.
Por que fazer este curso?
A gestão da qualidade é uma temática que faz parte da rotina de muitas organizações, uma vez que, é por meio da qualidade de seus processos e ferramentas utilizadas que as empresas se mantêm sustentáveis e produtivas.
Público-alvo:
Administradores, Engenheiros e Gestores em geral.
Período de Matrículas:
Entrada Contínua.
Investimento
R$ 1.100,00 à vista ou R$12 x 99,90 no cartão de crédito
COORDENADOR
ADONES COSTA ARAÚJO
Telefone: (99) 3542-5500
- Especialização em Docência do Ensino Superior – Faculdade Intervale;
- Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática – Faculdade Intervale;
Especialização em Metodologia do Ensino de Química – Uninter;
Graduação em Engenharia Civil – UFMA.
INSCREVA-SE GRATUITAMENTE
Disciplinas
Ementa:
Definição e evolução do conceito de Qualidade. Gestão da Qualidade. A Evolução da Qualidade. Qualidade de Produto. Qualidade de Serviço. O processo da Gestão da Qualidade. Implementando a Qualidade – Ferramentas e Normas. Manutenção/ melhoria de padrões: processo de avaliação de projetos TQC. A Gestão da Qualidade Total (TQM). A natureza humana da Qualidade. Estratégia Empreendedora para a Qualidade Total.
Objetivo:
Este componente curricular tem por finalidade capacitar o estudante ou profissional de administração e ciências afins quanto às técnicas e ferramentas do gerenciamento da qualidade nas organizações.
Ementa:
A disciplina “Processos e Projetos de Melhoria Contínua” é focada na aplicação prática de metodologias e ferramentas para a implementação e gestão de melhorias contínuas em processos organizacionais. Abrange desde a identificação de oportunidades de melhoria até a execução e monitoramento de projetos de melhoria contínua, utilizando frameworks como Lean, Six Sigma, e PDCA. Os alunos aprenderão a aplicar técnicas de mapeamento de processos, análise de causa raiz, desenvolvimento de indicadores de desempenho e gestão de mudanças para promover a eficiência operacional e a inovação nas organizações.
Objetivo:
Esta disciplina visa formar profissionais capazes de identificar, planejar e implementar projetos de melhoria contínua em diferentes contextos organizacionais, através de uma abordagem prática, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades para analisar processos, identificar ineficiências, propor e implementar soluções inovadoras que agreguem valor ao negócio.
Ementa:
Conceitos, ferramentas e técnicas estatísticas do gerenciamento e controle de qualidade. Ferramentas de controle de qualidade, variações aleatórias e variações identificáveis de um processo. A base estatística de gráficos de controle, amostragem, planos de amostragem.
Objetivo:
Esta disciplina tem por objetivo capacitar o gestor a aplicar as principais ferramentas da qualidade no processo de melhoria contínua de uma organização.
Ementa:
Universo dos métodos ágeis. Framework Scrum. Product owner. Time de desenvolvimento. Scrum master. A sprint e seu planejamento. Sprint review. Sprint retrospective. Backlog do produto. Backlog do sprint. Transparência do artefato.
Objetivo:
Este componente curricular visa municiar o gerente de projetos dos métodos ágeis de desenvolvimento e gerenciamento de projetos, especialmente o método Scrum, aplicando esses conhecimentos em projetos de software, design e vários outros tipos de projetos da economia criativa.
Ementa:
A disciplina Processos de Certificação aborda os conceitos fundamentais, técnicas e práticas envolvidas na obtenção de certificações em diversos setores, padrões de qualidade, normas regulatórias, procedimentos de auditoria, e a importância da certificação para a competitividade e credibilidade no mercado, processos específicos de certificação em áreas como qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, e tecnologia da informação.
Objetivo:
Esta disciplina visa capacitar os alunos a compreenderem e aplicarem os principais processos e padrões envolvidos na certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão.
Ementa:
Seis sigma: conceitos básicos e estrutura. DMAIC: definir e medir. DMAIC: analisar e melhorar. Ferramentas do seis sigma. Ferramentas estatísticas para o seis sigma. Análise de causa raiz. Processo de mapeamento e fluxogramas. Análise de riscos e controle de processos. Implementação do seis sigma. Planejamento de projetos seis sigma. Coleta e. análise de dados. Implementação de melhorias. Controle e sustentação de ganhos. Certificação seis sigma e aplicação prática. Preparação para a certificação. Exame de certificação seis sigma. Aplicação prática do seis sigma. Estratégias seis sigma na organização.
Objetivo:
Este conteúdo visa capacitar os participantes a entenderem, aplicarem e implementarem os princípios do Seis Sigma, com foco na melhoria contínua de processos, além de prepará-los para a obtenção da certificação Seis Sigma em diferentes níveis.