Notícias

– GESTÃO COMERCIAL: Por que as empresas quebram?

 

Sexta-feira, 31 da agosto, foi realizada a primeira palestra do Projeto “Do Mesmo Lado da Mesa” promovido pelo Curso de Gestão Comercial. O evento está sendo coordenado pela Profa. Mestre Lourdes Nunes. Estiveram prestigiando o evento, empresários de diferentes segmentos de negócios e acadêmicos dos cursos da Unibalsas – Faculdade de Balsas. O palestrante  Profo. Francisco de Assis Souza Carvalho, iniciou sua fala fazendo uma analogia do  “casamento e a abertura de um negócio”, ninguém se casa pensando em separação! Ninguém abre um negócio para falir! (01/09/2012)

 

 

O professor enfatizou vários aspectos vitais para o sucesso e permanência sustentável das empresas. Nesse sentido, foi destacada a ausência de um plano de negócios, de um planejamento financeiro/estratégico, falta de conhecimento do mercado e do negócio que está atuando, não divulgar suas empresas. Também foi chamada a atenção para outros pontos como: menosprezar seu concorrente, gastar mais do que arrecada, não dar atenção aos custos e riscos do negócio, frente às drásticas mudanças econômicas e de mercado que têm marcado o cotidiano das empresas de forma geral.

 

Destacou a importância da preocupação com a qualificação dos colaboradores, assim como com o processo de sucessão. Finalmente, referiu-se a grandes empresas do vulto nacional que fecharam suas portas, dando lugar a outras que acabavam de surgir sem projeção alguma, e que hoje se destacam como as maiores do seu segmento de atuação, a exemplo da TAM. “… ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas” Mateus 10. Encerrou sua palestra.

Os professores Emerson Rodrigues, Maria de Lourdes Nunes (Coordenadora de Gestão Comercial) e Franciso de Assis Carvalho.

Prof. Francisco de Assis Carvalho ministrando a palestra “Por que as empresas quebram?”

Prof. Emerson Rodrigues e alunas na recepção do evento