– Gestão Comercial fará seu registro profissional no CRA/MA

Tenha garantia profissional com o registro do seu diploma no CRA/MA.

Profissionais formados em Cursos Superiores de Tecnologia ligados à área de Administração podem obter seu registro profissional no CRA DE ADMINISTRAÇÃO DO SEU ESTADO. (fonte: CFA – Conselho Federal de Administração) Nos últimos anos cresceu significativamente a procura pelos cursos de Graduação em Tecnologia, inclusive ligados à área da Administração, como é o caso do Curso Superior de Gestão Comercial. (26/09/2012)

As rápidas mudanças que acontecem no ambiente empresarial têm exigido dos gestores  atitudes mais urgentes para adequação à essas mudanças. Esse fato contribuiu na mudança do perfil dos alunos e, com isso, surgiram outros nichos e áreas onde estes profissionais podem atuar no mercado de trabalho.

O Conselho Federal de Administração (CFA) publicou no Diário Oficial da União (2º da Resolução Normativa CFA nº 374, de 12 de novembro de 2009) que aprova o registro profissional nos Conselhos Regionais de Administração (CRAs),  dos diplomados em Cursos Superiores de Tecnologia correlatos à Administração, tais como Logística, Gestão Comercial, Gestão do Comércio Exterior, Gestão de Marketing.

Para regulamentar sua atuação, o profissional deve ter formação em um dos cursos de Graduação em Tecnologia relacionados à área da Administração descritos no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia (http://catalogo.mec.gov.br) e estar atuando nos campos profissionais relacionados à área.

Com a finalidade de orientar e disciplinar o exercício da profissão de Administrador, conforme descrito na Lei nº 4.769/65, o CFA tem a responsabilidade de regulamentar e fiscalizar a atuação profissional nos campos da Administração.

Neste sentido, a regulamentação dos diplomados em cursos superiores de tecnologia faz parte da preocupação da autarquia, por se tratarem de profissionais atuantes na área. Da mesma forma, o registro profissional destes tecnólogos demonstra o apoio do CFA a uma demanda do Ministério da Educação ao que se refere à implementação da política da educação profissional e tecnológica no país. (fonte: CRA/RJ).

Portanto, a atuação do Conselho Federal de Administração juntamente com os CRAs de cada estado, no sentido de dar garantia ao registro dos diplomas para os profissionais desta área, é de grande relevância. A credibilidade conquistada pelo CFA e CRA devido sua seriedade e ética no trato das questões profissionais e sua atuação respeitosa junto ao empresariado brasileiro, é sem dúvida alguma um certificado de garantia de empregabilidade destes novos profissionais, conclui a professora Maria de Lourdes Nunes, coordenadora do Curso de Gestão Comercial da Unibalsas – Faculdade de Balsas.