Quinta-feira (28), às 10h45, aconteceu mais um módulo do Projeto Operadores de Direito – POD, no Centro de Formação Nossa Senhora de Guadalupe. O evento começou em 25 de junho e vai até 27 de novembro de 2009. A Especialista em Direito Civil e Processual Civil, e Professora do Curso de Direito da Faculdade de Balsas, Geise Borges da Fonseca Honaiser ministrou uma palestra, como parte do módulo 2: O Papel do Estado, OAB e Instituições da Sociedade Civil, Ministério Público e Poder Judiciário. Em sua palestra, Geíse Honaiser, destacou a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB no Contexto Histórico Nacional (Finalidades, organização e antecedentes históricos da OAB no Brasil; Participações ativas da OAB pelas lutas democráticas; Papel da OAB na atualidade; Advogado e os munus público.
Várias autoridades da área de Direito já participaram do projeto que tem carga horária de 100 horas, e que está dividido em 5 módulos: (1) Rede de Atendimento e Defesa dos Direitos Humanos; (2) O Papel do Estado, OAB, Instituições da Sociedade Civil, Ministério Público e Poder Judiciário; (3) Políticas Públicas e os Atores Sociais; (4) Instituições de Ensino e o Papel do Educador; (5) Análise Geral dos Módulos Anteriores. Assinatura da Carta de Compromisso e Entrega dos Certificados.
De acordo com a organização do evento, o Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Balsas – CDVDH surgiu da iniciativa de um grupo de pessoas que perceberam a necessidade de um órgão para atuar diretamente em defesa da vida e da dignidade humana. Contou principalmente com articulação de Dom Franco Masserdotti, sócio fundador e então Bispo da Diocese de Balsas. A instituição é referência na Região Sul do Estado, sendo conhecida em outros países pelo serviço prestado à sociedade.
O POD é uma realização do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Balsas – CDVDH; é patrocinado pela Embaixada da Itália no Brasil e tem como principal parceira a Unibalsas – Faculdade de Balsas.