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Filósofo: Uma Profissão Milenar

Por Leonardo Bezerra

O dia 16 de agosto é considerado, formalmente, como dia do Filósofo, profissional este que é milenar que tem contribuído de forma intensa na construção e na reconstrução das atividades inerentes ao ser humano nas suas diversas instâncias sociais.

Na Grécia Antiga  é que surgiu a figura do Filósofo como um ser que contempla, que reflete e que analisa todas as atividades cotidianas e essenciais.

A atuação filosófica surgiu como  atividade especialmente ligada ao homem sábio, ao amigo da sabedoria, ao amante do saber (filo + sophia = amor à sabedoria).

Com o passar do tempo, a atividade filosófica foi se transformando e com a obrigatoriedade do ensino da Filosofia na educação formal, muitos alunos passaram a questionar  a necessidade e/ou a finalidade dessa área de conhecimento, assim como as atribuições profissionais do Filósofo.

Diferente do que empiricamente muitas pessoas pensam, o Filósofo não é uma pessoa que está acima das paixões, não é um incrédulo, não é um livre pensador, não é um ser excêntrico e nem mesmo uma pessoa que escreve algo original no campo do conhecimento formal.

O Filósofo é um profissional dotado de formação acadêmica em nível de Licenciatura e/ou Bacharelado. De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) instituída em 09 de outubro de 2002, portaria nº 397, os Filósofos possuem o código da CBO 2514-05.

Conforme a CBO 2514-05 estes profissionais são aqueles que possuem formação acadêmica de graduação e o objetivo central dessa classe profissional é refletir, criticar e sistematizar sobre o ser e o destino do homem no mundo.

Por meio da assimilação do pensamento filosófico clássico, pode-se realizar pesquisa que envolve temas filosóficos, tais como ética, estética, metafísica, lógica, política, cultura, ciência, tecnologia, epistemologia, ontologia, etc. Tudo isso, com a finalidade de orientar pessoas e assessorar organizações, além de exercer a prática do magistério.

Atribuições dos Filósofos na Atuação Profissional:

1.      Analisar o processo simbólico e suas manifestações;

2.      Refletir e analisar o processo de criação e validação do conhecimento lógico e científico;

3.      Analisar, criar e validar os procedimentos metodológicos e científicos;

4.      Analisar as descobertas científicas e seu impacto social, teórico e tecnológico;

5.      Analisar processos hermenêuticos, interpretar textos e a relação entre ideias e contextos;

6.      Assessorar pessoas e organizações;

7.      Orientar pessoas, instituições e emitir pareceres;

8.      Assessorar organizações governamentais e não governamentais e de ensino; a mídia, editoras, agências financiadoras de pesquisa;

9.      Participar em comissões de ética e bioética;

10.  Coordenar atividades de caráter intelectual;

11.  Coordenar grupos de estudo;

12.  Coordenar pesquisa;

13.  Organizar eventos científicos e culturais;

14.  Coordenar cursos;

15.  Realizar pesquisa acadêmica;

16.  Analisar a arte, a obra de arte e a experiência estética;

17.  Analisar a religião e suas diversas manifestações;

18.  Refletir e analisar a história da filosofia;

19.  Refletir sobre os valores morais e éticos;

20.  Refletir sobre a política e as relações de poder;

21.  Refletir sobre as questões do homem contemporâneo;

22.  Refletir sobre a história e as transformações histórico-sociais;

23.  Analisar a elaboração e a viabilização de projeto de pesquisa;

24.  Analisar de modo crítico e comparativo as tradições filosóficas;

25.  Pesquisar história da filosofia e temas filosóficos;

26.  Divulgar conhecimentos e resultados: Elaborar relatórios filosóficos, artigos de pesquisa, de divulgação, proferir palestras, organizar e participar de seminários, congressos, conferências e eventos culturais;

27.  Ministrar cursos sobre filosofia e outras áreas científicas, em uma abordagem filosófica.

Leonardo Mendes Bezerra

Filósofo, Psicopedagogo Empresarial, Especialista em Educação Superior, Mestre em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente. Professor da Unibalsas e da UEMA.