FIES 2014: Inscrições para o Financiamento a partir de 6 de Janeiro

O Fundo de Financiamento Estudantil financia até 100% do valor das mensalidades com baixa taxa de juros e facilidade para pagar.

O primeiro passo é acessar o Sistema Informatizado do Fies, o SisFIES, através do endereço eletrônico sisfiesportal.mec.gov.br.

No ambiente eletrônico o estudante deve digitar o número do CPF, endereço, data de nascimento, um endereço válido de e-mail e cadastrar uma senha para ter acesso total ao sistema.

Em seguida, após receber via e-mail a confirmação do cadastro no SisFIES, deve ser feita a inscrição com informações dos demais dados pessoais e dados da instituição em que estuda.

Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da Faculdade de Balsas

A CPSA ou Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da Faculdade de Balsas é responsável por validar as informações que o estudante inseriu no sistema do FIES 2014.

Confirmados os dados, é a hora de contratar o financiamento, o que é feito em um dos dois agentes financeiros do Fundo que são o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, o que fica a critério do estudante que deve ficar atento aos prazos para não correr o risco de perder o financiamento.

Para a contratação do financiamento são exigidos os seguintes documentos:

Aluno

• Documento de identidade;
  • Comprovante de residência;
  • Documento de regularidade de inscrição emitido pela CPSA;
  • Se for casado certidão de casamento e o CPF do conjugue.

Grupo Familiar:

• Cédula de Identidade
  • Comprovante de Renda;
  • Comprovante de Residência;
  • Certidão de Nascimento para crianças de até 10 anos que não possuam RG e CPF.

Fiador:

• Cédula de Identidade;
  • Comprovante de Residência;
  • Comprovante de Renda do fiador e do cônjuge com cédula de identidade e CPF.

É necessário que o estudante apresente um fiador para participar do FIES 2014 e o fiador também deve apresentar documentos pessoais no momento da contratação do financiamento.

É importante lembrar que para os estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 é exigida a participação no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, para que tenha direito a solicitar um financiamento estudantil. E os estudantes que tem uma bolsa de estudos parcial do ProUni, podem solicitar junto ao FIES o financiamento do restante da mensalidade.