– Faculdade de Balsas adere ao ProUni

O Processo Seletivo 2009 da Unibalsas – Faculdade de Balsas oferecerá mais uma opção de bolsa de estudos para os candidatos aos cursos da Faculdade: o ProUni. O ProUni – Programa Universidade para Todos – institucionalizado pelo Ministério da Educação e Cultura em janeiro de 2005, tem como finalidade conceder bolsas de estudos integrais e parciais para estudantes de baixa renda sem diploma de nível superior, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior.(03/10/2008).

Os candidatos a uma bolsa do ProUni em 2009 devem participar do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio de 2008 e obter a nota mínima de 45 pontos (média aritmética entre as provas de redação e conhecimentos gerais). A Unibalsas ressalta que as notas das edições anteriores de ENEMs não serão consideradas. Uma nota boa no ENEM não garante a bolsa do ProUni, mas certamente ajuda. O MEC distribui as bolsas conforme as notas obtidas pelos candidatos. Assim, os estudantes que alcançam as melhores notas no exame têm maiores chances de escolher o curso que desejam estudar.

Além do ENEM 2008, os candidatos à bolsa precisam ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e satisfazer uma das seguintes condições:

a) ter cursado o ensino médio completo em escola pública;

b) ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral da instituição;

c) ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

d) ser pessoa com deficiência; ou e) ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Uma Instituição de Ensino voltada para o desenvolvimento da região na qual está contextualizada, a Unibalsas – Faculdade de Balsas investe no ProUni para que todos os membros da comunidade balsense, sem exceção, tenham a oportunidade e o eventual acesso a uma Educação Superior de qualidade.

Para maiores informações, ligue (99) 3541-3219 ou acesse http://www.mec.gov.br/prouni