• _ Estudar não tem idade: aluno recebe diploma de Ensino Médio aos 84 anos
terceira idade

_ Estudar não tem idade: aluno recebe diploma de Ensino Médio aos 84 anos

Aos 84 anos, Otacílio José dos Santos concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Justino Cardoso, Vila Medeiros, São Paulo/SP. Seu afastamento dos bancos escolares aconteceu ainda criança quando ele cursava a terceira série, porque teve que começar a trabalhar para ajudar nas despesas de casa. Otacílio ficou longe das salas de aula por mais de 70 anos. Em julho de 2009 ele concluiu o Ensino Médio, provando que sempre é tempo de aprender.

Ele nasceu em João Pessoa e mudou-se para a capital paulista há 54 anos, sem ter nenhum domínio da escrita nem da leitura. Depois que ficou viúvo pela segunda vez, decidiu voltar a estudar, para arrumar algo com que ocupar seu tempo e ajudar a esquecer a perda da mulher que o acompanhara por muito tempo. Foram cinco anos de estudos: “Foi uma vitória grande chegar até o final”, disse ele.

De acordo com a Agência Imprensa Oficial, “A diretora da escola, Mariângela Vanderley Andrade Montezano, conta que ficou surpresa quando seu Otacílio se matriculou, porque até então o aluno mais velho que por ali passou era uma senhora de 72 anos. Ela ressalta que os demais alunos de sua classe e de outras o respeitam muito.”

Otacílio é proprietário de uma pequena loja de doces, mas só trabalha até as 2h00 da tarde, porque, segundo ele, é preciso tempo para se dedicar aos estudos. Com o diploma na mão, ele tem outros grandes planos: quer ser advogado. Informou a Agência Imprensa Oficial.