Curso Superior de Tecnologia em

Estética e Cosmética

Grau conferido: Tecnólogo em Estética e Cosmética
Duração:
2 anos e 6 meses
Regime: 
Seriado Semestral
Carga Horária:
2.150 Horas
Turno:
Noturno
Investimento:
R$ 865,79* (Para matrículas realizadas até 19/01/2025).

Valor semestral: R$ 5.194,74. Após o dia 20/01, o valor será parcelado em 5 vezes de R$ 1.038,95.
Valores válidos para 2025.1. *
Consulte valores promocionais clicando aqui.

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE NO NOSSO VESTIBULAR

O Esteticista formado na Unibalsas vai sair pronto pro mercado de trabalho depois de todas as atividades desenvolvidas no decorrer do curso, com extensas atividades práticas assistidas. Os alunos contam com espaços específicos para o curso como Laboratório de Estética Aplicada que é utilizado desde o primeiro período em disciplinas como Técnicas de Spa, Cosmetologias Corporal e Facial, Estética Capilar e Tricologia, Podologia, Visagismo, Imagem Pessoal e Técnicas de Maquiagem.

Quando o assunto é o mercado de trabalho, após a formação, os esteticistas poderão atuar em clínicas e centros de estética, empresas de produtos cosméticos, salões de beleza, institutos e centros de pesquisa, instituições de ensino.

A Unibalsas ajuda você a conquistar uma posição de destaque nessa profissão. Conheça alguns dos nossos diferenciais:
Nota 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC);
Conhecimento na prática: ambientes que permitem o desenvolvimento de práticas e métodos inovadores que elevam a qualidade do ensino e estimulam o raciocínio criativo. Oportunizam aos estudantes a construção de conhecimentos que os preparam para a atuação no mundo do trabalho

Isabel Cristina Alves Moreira

E-mail: coord.estetica@unibalsas.edu.br
Telefone: (99) 3542-5500

Especialista em Microbiologia, Enfermagem em Nefrologia, Docência no Ensino Superior, Enfermagem do Trabalho, Educação Especial e Inclusiva, Enfermagem em Estética
Graduada em Biologia – Claretiano Centro Universitário
Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão

Objetivo Geral

Formar profissional com fundamentação de conhecimento do ser humano, de conhecimento técnico e científico, ético e empreendedor para atuar no segmento de estética e cosmética oferecendo-lhe uma formação básica, experiência prática do exercício profissional no conjunto de técnicas que valorizam a imagem pessoal adequada à personalidade do indivíduo qualificando-o a desenvolver, de forma preventiva e restauradora as atividades em estética humana.

Objetivos Específicos

  • Proporcionar o conhecimento das ciências básicas voltado para a prática de estética e cosmética, de acordo com a necessidade do profissional atual, frente ao mundo do trabalho regional, nacional e mundial;
  • Identificar, por meio de diagnóstico responsável, as necessidades de tratamento estético de cada indivíduo, aplicando com segurança, procedimentos estéticos preventivos e reparadores, inclusive terapias alternativas para o embelezamento facial e corporal;
  • Incentivar o trabalho preventivo como meio para a promoção da saúde da população;
  • Desenvolver competências para interagir com profissionais de outras áreas de modo a utilizar diversos conhecimentos na promoção da beleza, no bem-estar, e na proteção à saúde do indivíduo;
  • Desenvolver habilidades para a gestão de serviços relacionados à estética corporal, facial, capilar e anexos, preparando-o ao mesmo tempo, enquanto pessoa e membro ativo da sociedade;
  • Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, contribuindo para o desenvolvimento da ciência e tecnologia levando em conta a realidade e a pluralidade sócio-econômico-cultural do meio em que vive;
  • Estimular a busca permanente de aperfeiçoamento profissional e cultural visando a integração e atualização dos conhecimentos adquiridos através da educação continuada;
  • Proporcionar uma vivência clínica, com técnicas modernas de tratamentos, sustentada por uma base científica;
  • Constituir perfis profissionais para atuarem em equipes multidisciplinares;
  • Desenvolver o espírito de parcerias e de coparticipação para a implementação de projetos e programas nas áreas de sua atuação;
  • Qualificar profissionais para implementar programas de saúde em ações de estética e cosmética estabelecidos a partir de bases morais e éticas;
  • Incentivar e permitir a participação em programas de atuação na comunidade por meio de projetos de extensão.

Professores

Camila Sousa da Silva

Mestre

Currículo Lattes

Isnara Ribeiro Fontes

Especialista

Currículo Lattes

Leonardo Ítalo Leal de Sousa

Especialista

Currículo Lattes

Fábio Roberto Pillatt

Doutor

Currículo Lattes

Joana Morena de Carvalho

Especialista

Currículo Lattes

Mirelle Lima Barbosa

Especialista

Currículo Lattes

Isabel Cristina Alves Moreira

Especialista

Currículo Lattes

Kátia T. Lopes Della Flora

Mestre

Currículo Lattes

Estrutura Curricular 2021

Ementa:

Orientações sobre a vida acadêmica no contexto da Faculdade de Balsas. Organização universitária. Postura profissional e humana em ambiente universitário. Protagonismo universitário: autoconhecimento e gestão de projeto de vida. Estudo em ambiente universitário: presencial e virtual. Boas práticas de estudo.

Ementa:

Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. Tipologia textual. Leitura e compreensão de textos. Estratégias para a construção da comunicação escrita.

Ementa:

 

O conceito antropológico de cultura. As relações entre individuo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura. Sociodiversidade e Multiculturalismo: influência, história e Cultura afro-brasileira, africana e indígena. Diversidade e inclusão: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.

Ementa:

Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.

Estrutura Curricular 2018

Ementa:

Conceituações e proposições em administração. Princípios e elementos da administração: planejamento, organização, direção e controle O papel, perfil, competências, habilidades e atitudes do administrador. Processos administrativos. Os novos paradigmas da administração. Gerenciamento das mudanças e impacto das modernas ferramentas de gestão na competitividade empresarial.

Ementa:

Razão e proporção. Números Proporcionais e suas grandezas, direta e inversamente proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Produto cartesiano. Funções: afim, demanda, oferta, custo, receita e lucro. Preço de equilíbrio de mercado. Funções elementares (do primeiro grau, segundo grau, modular, exponencial, logarítmica e trigonométrica). Noções de limites e derivadas.

Ementa:

Princípios Fundamentais do Direito Empresarial. Princípio da função social da empresa. Condições para o exercício da atividade empresarial. Obrigações genéricas do empresário individual e da sociedade empresária. Sociedades empresárias: sociedade limitada e sociedade anônima. Noções gerais de direito falimentar: recuperação judicial, recuperação extrajudicial e falência. Sistema tributário nacional: microempresa e empresa de pequeno porte. Planejamento tributário com base na viabilidade empresarial em relação com o sistema normativo cabível. Contratos mercantis: compra e venda, mandato, mútuo e fiança mercantil, franquia, alienação fiduciária e arrendamento mercantil. Títulos de crédito: letra de câmbio, nota promissória, cheque e duplicata mercantil.

Ementa:

Aspectos históricos da contabilidade, sua evolução e seus princípios. Competências, habilidades e atitudes do profissional contábil. Contador e suas responsabilidades. Setores de atuação do profissional. Áreas de atuação do profissional da contabilidade. A importância do contador e sua função estratégica para o sucesso das organizações. Relação das organizações e o profissional contábil. A contabilidade como ferramenta da gestão empresarial. A informação contábil e suas características. A contabilidade como instrumento de comunicação.

Ementa:

Concepção de língua e linguagem. A comunicação como um processo de interação dialógica. Tipologia textual. Leitura e compreensão de textos. Estratégias para a construção da comunicação escrita. Postura profissional e humana em ambiente universitário. Protagonismo universitário: autoconhecimento e gestão de projeto de vida. Estudo em ambiente universitário: presencial e virtual. Organização universitária.

Ementa:

Apresentar os princípios básicos da contabilidade geral a classificação do patrimônio, introdução à contabilidade de custos e os indicadores econômicos. Escrituração contábil. Operações com mercadorias. Balancetes. Apuração do resultado.

Ementa:

O valor do dinheiro no tempo. Sistemas de Capitalização Simples e Composta. Diferenças entre os Sistemas. Conceitos de Juros Simples e Compostos. Taxas e Descontos. Taxas Nominais e Reais – Efeito da Inflação. Fluxo de Caixa: Sobra e Necessidade de Capital de Giro. Custo de Capital. Valor Presente de um Fluxo de Caixa. Payback. Sistema de amortização. Matemática financeira e títulos de renda fixa certificados/recibos de depósitos bancários – CDB/RDB.

Ementa:

Dinheiro (relações sociais e institucionais). Organização financeira. Uso do crédito. Controle Financeiro. Planilhas Eletrônicas. Poupança e Investimentos.  Direitos e Deveres do consumidor. Prevenção e proteção financeira.

Ementa:

A natureza da ciência e da pesquisa. A produtividade do conhecimento científico. Projeto de pesquisa e seus componentes. Métodos de Pesquisa. Normas ABNT. Técnicas de pesquisa: análise documental, amostragem, coleta e análise de dados.

Ementa:

Conceitos básicos de estatística; séries estatísticas; representação gráfica de dados; medidas de tendência central e de posição; medidas de dispersão; números índices; regressão e correlação linear; probabilidade.

Ementa:

O conceito antropológico de cultura. As relações entre individuo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura. Sociodiversidade e Multiculturalismo: influência e Cultura afro-brasileira, africana e indígena. Diversidade e inclusão: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.

Ementa:

O Direito e a legislação tributária. O Sistema Constitucional Tributário. Fontes do Direito Tributário. Tributos diretos e indiretos. Obrigações Assessórias. Tributação pelo imposto de renda e contribuição social sobre o lucro das pessoas jurídicas. Controle fiscal dos débitos e dos créditos do IPI, e ICMS, PIS e COFINS. Contabilização dos impostos, taxas e contribuições.

Ementa:

Estudos de conceitos básicos de Sistemas da Informação. Estudo da aplicação de SI nas organizações. Impacto dos SI nas organizações. Potencial estratégico dos SI para o negócio. Tendências e perspectivas do uso das Tecnologias da Informação nas organizações.

Ementa:

A Contabilidade de Custos, Financeira e Gerencial, Implantação de Sistemas de Custos, Princípios Contábeis Aplicados a Custo, Classificações e Nomenclaturas, Rateio dos Custos Indiretos Absorção Simples, Departamentalização e Atividades (ABC), Custo Fixo, Lucro e Margem de Contribuição, Limitações na Capacidade de Produção, Custeio Variável, Retorno sobre Investimento, Fixação do Preço de Venda, Relação Custo/Volume/Lucro.

Ementa:

Inovação, criatividade e invenção. Tipos de Inovação. Estratégias de Inovação. Cultura e clima organizacional da a Inovação. Modelos e processos na gestão da Inovação. Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação. Sistemas de Inovação (Nacional e Regional). Instituições de apoio a Inovação. Startup definições. Idealização de Ideias (Desingn Thinking). Modelagem de Negócios (Business model canvas). Produto mínimo viável. Storytelling. Elevator Pitch.

Ementa:

Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações.

Ementa:

A contabilidade de custos para a tomada de decisões. Gestão estratégica de Custos. Custeio-meta e custo Kaizen. Custo Total de Propriedade e Custeio do Ciclo de Vida. Custos Logísticos. Custos Interorganizacionais.

Ementa:

Contabilidade e planejamento tributário. Conceitos contábeis e tributários sobre lucro. Custos e despesas operacionais. Contribuição Social sobre o lucro. Cálculo e contabilização de lucro real, lucro presumido, simples nacional e lucro arbitrado.

Ementa:

Ética e Moral. Ética Profissional. Direitos Humanos. Políticas Públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde, Transporte, Segurança, Defesa e Ambientais. Sustentabilidade e meio ambiente. Desafios e Tendências da Responsabilidade Social e Ambiental.

Ementa:

A Ciência Contábil e o Orçamento Público no Brasil. Dispositivos Constitucionais. A lei Federal nº 4.320/64 e a Lei Complementar nº 101/00. O sistema orçamentário. O sistema financeiro . O sistema patrimonial. Classificações funcionais e programáticas. Receitas Públicas. Despesas Públicas. Programação e Execução Financeiras. Sistema integrado de administração financeira do Governo Federal. Abertura de Créditos. Regime de Adiantamento. Restos a Pagar. Patrimônio Público e A responsabilidade e punibilidade dos Gestores Públicos.

Ementa:

Fundamentos teóricos e éticos da perícia contábil. Plano de trabalho operacionalização da perícia contábil, o que leva o aluno a trabalhar com orçamento, uma vez que neste plano de trabalho o perito deve informar o tempo de trabalho e honorários, com base no orçamento necessário para a realização da perícia. Perícia judicial e extrajudicial. Aplicações da perícia contábil tanto na análise das demonstrações quanto em outros documentos. Quesitos, normas brasileiras da perícia e do perito.  Modelo pericial, cartas, mandatos. Petições. Laudos periciais.

Ementa:

Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Ponto de equilíbrio operacional. Valor Econômico Adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia. Teoria geral do comércio. Perspectivas futuras.

Ementa:

  1. Contabilidade Ambiental
  2. Avaliação de Desempenho e Indicadores Não Financeiros
  3. Mercado de Capitais
  4. Inglês Instrumental
  5. Espanhol Instrumental
  6. Conhecimentos Contemporâneos
  7. Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

Ementa:

Compreensão dos procedimentos científicos a partir de um estudo de um problema da área do curso; desenvolvimento de habilidades relativas às diferentes etapas do processo de pesquisa; elaboração e apresentação do projeto de pesquisa.

Ementa:

Orientação, acompanhamento e avaliação do projeto de trabalho a ser realizado pelo aluno, em instituições públicas ou privadas, ou ainda, através de projetos de iniciação científica ou de práticas contábeis, desenvolvidas sob supervisão de professor.

Ementa:

Gestão financeira de curto prazo. Sistema de planejamento financeiro e gestão através do fluxo de caixa. Análise da estrutura de capital e custo de capital. Estudo da administração de ativos fixos e investimentos de capital. Estruturação e avaliação de projetos de investimento e financiamento de longo prazo.

Ementa:

A natureza do planejamento empresarial; Planejamento estratégico; Planejamento tático e operacional. Orçamento por área como base de apoio na tomada de decisão. Ferramentas de controle de resultados.  Orçamento empresarial e estratégias de gestão. Adequação orçamentária, análise de variações e plano de resultados.

Ementa:

Atividade de integração curricular que consiste na elaboração de um Trabalho Final de nível científico-tecnológico, abordando temas referentes ao curso.

Ementa:

Orientação, acompanhamento e avaliação do plano de prática profissional a ser realizado pelo aluno em Instituições privadas, públicas, do terceiro setor, ou ainda, por meio de ambientes simulados.

Estrutura Curricular 2016

Ementa:

Noções de Direito. Teoria Geral do Direito Público e Privado. Noções de: Direito Constitucional. Administrativo. Civil. Comercial. Direito do Consumidor. Direito Social: Conceito e divisão.

Ementa:

Funções da Administração: Planejamento, organização, controle e coordenação. As inter-relações entre as funções administrativas e a efetividade organizacional. Tomada de decisão Administrativa. Novos empreendimentos e estrutura organizacional. Gerenciamento das mudanças e impacto das modernas ferramentas de gestão na competitividade organizacional.

Ementa:

Estudo da postura epistemológica em ambiente universitário. Aspectos referentes à vida universitária. Concepções de estudo e aprendizagem. Formas de relacionamento com o conhecimento. Órgãos deliberativos e de apoio acadêmico da Faculdade de Balsas. Regulamentações da Faculdade de Balsas e Curso.  Abordagem inicial das habilidades e hábitos de leitura. Introdução a aspectos referentes à elaboração de trabalhos acadêmicos e atividades de pesquisas e extensão.

Ementa:

A qualidade da linguagem escrita e falada para os profissionais do curso. Formas de comunicação. Regras básicas para a correção de textos. Tipologia Textual. Leitura e produção de textos visando a desenvolver habilidades de elaboração de textos orais e escritos. Ênfase para técnicas de apresentação e produção de redação oficial – redação técnica, resumo, relatório e resenha. Os termos técnicos, neologismos e os formatos linguísticos profissionais.

Ementa:

Noções básicas de contabilidade. Estudo do Patrimônio e suas variações. Estudo da gestão e suas variações. Elenco de Contas. Procedimentos básicos de escrituração. Noções gerais das Demonstrações Contábeis.

Ementa:

Funções de 1º e 2º grau. Função Exponencial. Função Logarítmica. Cálculo Diferencial e Integral. Matrizes. Determinantes

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Introdução ao Direito Empresarial: histórico. O Direito Empresarial no Brasil. Fontes e atos de comércio. Da empresa: conceito, natureza jurídica, espécies. Do comerciante: noções e requisitos. Requisitos para o exercício do comércio. Das capacidades para comerciar. O registro do comércio: importância e conceitos; efeitos, forma, órgãos e atribuições, proibições; cancelamento. Procedimentos. Nome comercial: noções, sistema jurídico, formas, proteção, alienação. Fundo de comércio. Livros comerciais. Obrigações mercantis. Contratos mercantis. Fiança mercantil. Sociedades comerciais. Sociedades por quotas de responsabilidade limitada. Sociedades anônimas. Lei de Falências. Recuperação de Empresas.

Ementa:

Conceitos básicos: população, amostra, amostragem, variáveis aleatórias. Séries estatísticas. Índices. Tabelas e Gráficos. Medidas de posição e de variabilidade. Regressão e Correlação: linear e múltipla. Ajuste e previsão.  Probabilidade. Estimação. Testes de Hipóteses.

Ementa:

Potencial Empreendedor. Resistências à Mudança. Plano de negócios: construção e implementação. Instrumentos e instituições de apoio financeiro. Cooperação entre novos empreendimentos.

Ementa:

Operações com Mercadorias. Custo de mercadorias vendidas. Resultado Bruto. Critérios de Avaliação de Inventário. Estoques, Devolução, descontos e abatimentos. Demonstração de Resultados. Disponibilidades, reservas e provisões. Exigibilidade. Ativo imobilizado. Depreciação e amortização. Vida útil. Uso da informação contábil pela administração.

Ementa:

Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. PIB. Problemas econômicos fundamentais. Indicativos de mercado. Microeconomia e macroeconomia.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Contrato de trabalho; contrato de aprendizagem; trabalho rural; trabalhador eventual, avulso e autônomo; identificação profissional; segurança e medicina do trabalho; disciplina no trabalho; salário e remuneração: composição; medidas de proteção do salário; férias e 13º salário; indenização e FGTS; duração da jornada de trabalho; proteção do trabalho da mulher e do menor; sindicato: contribuição sindical; acordo coletivo de trabalho e convenção; greve; processo trabalhista; repouso semanal remunerado. Benefícios Previdenciários.

Ementa:

Conceito de capital e juros. Capitalizações simples e composta. Descontos simples e composto. Equivalência de taxas. Capitalização contínua. Equivalência de capitais. Fluxo de caixa. Série de pagamentos e amortização de dívidas e financiamentos. Métodos de avaliação de fluxos de caixa. Método do fluxo de Caixa Descontado. Mercado financeiro. Calculadoras financeiras.

Ementa:

O indivíduo e a organização. Comportamento humano. Personalidade, Ajustamento e produtividade. Comportamento social. Dinâmica organizacional. Desigualdade e exclusão social. Multiculturalismo.

Ementa:

Sistema de informação nas empresas. Conceitos básicos. Tecnologia de informação. Banco de dados. Sistema de gerenciamento. Sistemas operacionais. Sistema de gestão. Sistemas integrados de gestão empresarial. Planejamento e implantação de sistemas contábeis. Aplicativos genéricos. Contabilidade e Controladoria. Subsistemas de informação contábil para o gerenciamento da empresa. Uso dos recursos da informática no planejamento, desenvolvimento, implantação e integração de sistemas. Análise e avaliação dos sistemas. Princípios de auditoria de computadores. Relatórios contábeis gerados para processos de decisão.

Ementa:

Evolução histórica. Princípios Contábeis. Ativo, passivo e patrimônio líquido. Demonstrações contábeis.

Ementa:

Constituição de Sociedade Empresária Limitada. Avaliação e controle de estoques, operações com ativo permanente, operações financeiras avançadas, bem como aspectos tributários de encerramento de exercício. Demonstrações Contábeis.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

A Contabilidade de Custos, Financeira e Gerencial. Princípios Aplicados a Custos. Terminologia da Contabilidade de Custos. Classificação dos Custos. Departamentalização. Custeio de materiais diretos e mão de obra direta. Métodos de Custeio Variável, Absorção, Padrão e ABC. Custeio dos Custos Indiretos.

Ementa:

O Direito e a legislação tributária. O Sistema Constitucional Tributário. Fontes do Direito Tributário. Das Normas Gerais do Direito Tributário. Da Legislação Tributária dos Principais Impostos e Contribuições. A Punibilidade em matéria tributária.

Ementa:

Conceitos e os princípios tributários. Tributos diretos e indiretos. Contabilização do ICMS. Contabilização do IPI. Incidentes na formação dos preços. Contabilização de contribuições sobre a folha de salários. Contabilização do ISS. Metodologia e normais gerais.

Ementa:

Efeitos da administração financeira sobre o patrimônio. Organização administrativa da área financeira. Gestão financeira de curto prazo. Sistema de planejamento financeiro e gestão através do fluxo de caixa. Análise da estrutura de capital e custo de capital. Estudo da administração de ativos fixos e investimentos de capital. Estruturação e avaliação de projetos de investimento e financiamento de longo prazo.

Ementa:

Constituição de Sociedade empresária Sociedade Anônima; Estrutura das Demonstrações contábeis voltadas à publicação sujeita a auditoria.

Ementa:

A ética. A moral. A ética profissional. Aspectos práticos da ética profissional na contabilidade. A ética profissional como princípio de valorização profissional. O Código profissional dos contabilistas.

Ementa:

Contabilização dos Custos. Produção por ordem de fabricação. Produção contínua. Produção conjunta. Perdas de materiais. Subprodutos. Sucatas. Tributos. Inflação. Custos e despesas fixas e variáveis identificados. Margem de Contribuição. Relação custo/volume/lucro. Ponto de Equilíbrio.

Ementa:

Objetivos e finalidades da análise de balanços. Estrutura patrimonial para análise. Análise vertical e horizontal. Análise financeira e econômica. Estudo da gestão de caixa e análise do capital de giro. O conflito liquidez x rentabilidade. Retorno sobre investimento e alavancagem financeira.

Ementa:

Contabilidade e planejamento tributário. Contabilização do IRPJ. Conceitos contábeis e tributários sobre lucro. Custos e despesas operacionais. Contribuição Social sobre o lucro. Cálculo do CSSL. Provisão e Reservas. Cálculo e contabilização de lucro real, lucro premiado, simples nacional e lucro arbitrado. Obrigações Assessórias. Apuração do IRPF. O planejamento Tributário.

Ementa:

Normas usuais de auditoria. Fundamentos de auditoria. O profissional de auditoria. Técnicas de execução dos trabalhos de auditoria. Relatórios de Auditoria.

Ementa:

Estrutura e apresentação das Demonstrações Contábeis de acordo com as Normas Brasileiras e Internacionais de contabilidade.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Constituição de uma empresa comercial, Elaboração do Contrato Social, Utilização do Software ERP: módulo Contábil, Financeiro, Estoques/Custos, Faturamento e Compras. Cálculos Atuariais.

Ementa:

A Ciência Contábil e o Orçamento público no Brasil. Dispositivos constitucionais, A Lei Federal nº 4320/64 e LC 101/00. O Sistema Orçamentário. O Sistema Financeiro. O Sistema Patrimonial. Classificações funcionais e programáticas. Receita e Despesas. Programação e execução financeiras. Sistema integrado de administração financeira do governo federal. Licitações. Modelos e sistemas. Abertura de créditos. Saldos de empenho. Divida pública. Regime de adiantamento. Restos a pagar. Créditos adicionais. Patrimônio na administração pública. Inventário. A responsabilidade e punibilidade dos gestores públicos. NBCT 16.1 a 16.10. Estrutura do Novo Plano de Contas. Estrutura dos Novos demonstrativos Contábeis: Demonstração de Fluxo de Caixa, Demonstração de Custos e Demonstração das mutações do PL.

Ementa:

Auditoria do ativo circulante. Realizável a longo prazo e permanente. Auditoria do Passivo Circulante. Exigível a longo prazo e Patrimônio Líquido. Auditoria das receitas, custos e despesas. Prática operacional de auditoria das demonstrações contábeis.

Ementa:

Contabilidade de atividades diversas e pessoas jurídicas do terceiro setor.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Contrato Social, Abertura de Empresa, Documentação Junto à Receita Federal, Prefeitura, Junta Comercial, Vigilância Sanitária, CETESB, Estruturação e Implantação de Sistema de Custeio, Controle de Estoque, Mapa de Rateio Interdepartamental, Contabilização dos Custos, Integração entre Custos e Contabilidade Financeira, Análise das Demonstrações Financeiras.

Ementa:

Orientação, acompanhamento e avaliação do projeto de trabalho a ser realizado pelo aluno em instituições públicas ou privadas, ou ainda, através de projetos de iniciação científica ou de práticas contábeis, desenvolvidas sob supervisão de professor.

Ementa:

A contabilidade no agronegócio e o campo de sua aplicação. Contabilidade rural no Brasil. Fluxo agrícola. Agricultura. Depreciação na agropecuária. Contabilidade da pecuária. Sistemas de custos. Contabilidade em agroindústrias.

Ementa:

O que é Perícia Contábil: objetivos e tipos de perícia; Distinção entre Perícia Contábil e Auditoria; Qualificações do Perito Contábil; A Carreira de Perito Contábil; Objetivo da Perícia Contábil: emitir um laudo; A Perícia Contábil e os Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos; Normas sobre Perícia Contábil; Possibilidades de Perícia Contábil; Fraudes em Contabilidade; Estruturação do Trabalho de Perícia Contábil; Estudo de Caso de Incorporação.

Ementa:

A ética. A moral. A ética profissional. Aspectos práticos da ética profissional na contabilidade. A ética profissional como princípio de valorização profissional. O Código profissional dos contabilistas. Desigualdade e exclusão social e Atribuições e Princípios Éticos.

Ementa:

Fundamentos da Pesquisa Científica.  Projeto de TCC. Delimitação do tema; Objetivo geral; Objetivos específicos; Problema de pesquisa; Justificativa; Metodologia. Técnicas de citação. Revisão bibliográfica. Fontes bibliográficas; Plágio. Leis de direitos autorais.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Investimentos avaliados pelo método de equivalência patrimonial. Ágios e Deságios. Debêntures. Ações em tesouraria. Incorporação, fusão e cisão de empresas. Dissolução, liquidação e extinção de empresas. Consolidação das demonstrações contábeis. Conversões.

Ementa:

Controladoria: conceitos, funções e atribuições nos dias atuais. Funções do Controller. O Contador na Controladoria. Fluxo de caixa. Balanced Score Card. Controle Orçamentário e Financeiro. Indicadores Empresariais ( Ebitda, Eva, Mva).

Ementa:

Conforme explicitado ao final do ementário.

 

Ementa:

LIBRAS (Disciplina oferecida na estrutura curricular do curso, em caráter opcional, de acordo com o Decreto nº 5.626/2005).

Análise de Indicadores e Avaliação de Desempenho Empresarial

Análise de Projetos em Agronegócios

Direito Ambiental

Economia Rural e Comércio Exterior

Língua Espanhola

Direito Tributário

Língua Inglesa

A oferta da disciplina optativa dar-se-á de acordo e mediante requerimento formal do aluno que queira cursá-la.

Ementa:

Fundamentos da Pesquisa Científica.  Projeto de TCC. Delimitação do tema; Objetivo geral; Objetivos específicos; Problema de pesquisa; Justificativa; Metodologia. Técnicas de citação. Revisão bibliográfica. Fontes bibliográficas; Plágio. Leis de direitos autorais.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Estrutura Curricular 2013

Ementa:

Introdução à Contabilidade. Conceitos Básicos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. Despesas e Receitas. O Método das Partidas Dobradas. Contas de ativo e de passivo. Balancete e variações do patrimônio. O Balanço Patrimonial e Grupos de Conta. Teoria e prática das contas, mecanismos de débito e crédito. Elaboração de Plano de contas. Integração do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado.

Ementa:

Revisão Geral (nivelamento). Funções e suas características: continuidade; limitada; crescentes e decrescentes; máximos, mínimos, oferta e demanda. Função polinomial, potência, exponencial. Logarítmica. Determinantes e Multiplicador de Lagrange.

Ementa:

Aspectos referentes à vida universitária. Órgãos deliberativos e de apoio acadêmico da Faculdade de Balsas. Regulamentações da Faculdade de Balsas e Curso.  Abordagem inicial das habilidades e hábitos de leitura. Produção Textual. Introdução a aspectos referentes à elaboração de trabalhos acadêmicos e atividades de pesquisas e extensão. Educação Quilombola e Educação Inclusiva.

Ementa:

Noções de Direito. Teoria Geral do Direito Público e Privado. Noções de: Direito Constitucional. Administrativo. Civil. Comercial. Direito do Consumidor. Direito Social: Conceito e divisão.

Ementa:

Funções da Administração: Planejamento, organização, controle e coordenação. As inter-relações entre as funções administrativas e a efetividade organizacional. Tomada de decisão Administrativa. Novos empreendimentos e estrutura organizacional. Gerenciamento das mudanças e impacto das modernas ferramentas de gestão na competitividade organizacional.

Ementa:

Introdução ao universo da ciência. Compreensão de textos científicos. Técnicas de pesquisa científica. Estrutura da redação científica, organização e produção de textos acadêmicos. Normas técnicas para apresentação de trabalhos científicos.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Operações com Mercadorias. Custo de mercadorias vendidas. Resultado Bruto. Critérios de Avaliação de Inventário. Estoques, Devolução, descontos e abatimentos. Demonstração de Resultados. Disponibilidades, reservas e provisões. Exigibilidade. Ativo imobilizado. Depreciação e amortização. Vida útil. Uso da informação contábil pela administração.

Ementa:

Introdução ao Direito Empresarial: histórico. O Direito Empresarial no Brasil. Fontes e atos de comércio. Da empresa: conceito, natureza jurídica, espécies. Do comerciante: noções e requisitos. Requisitos para o exercício do comércio. Das capacidades para comerciar. O registro do comércio: importância e conceitos; efeitos, forma, órgãos e atribuições, proibições; cancelamento. Procedimentos. Nome comercial: noções, sistema jurídico, formas, proteção, alienação. Fundo de comércio. Livros comerciais. Obrigações mercantis. Contratos mercantis. Fiança mercantil. Sociedades comerciais. Sociedades por quotas de responsabilidade limitada. Sociedades anônimas. Lei de Falências. Recuperação de Empresas.

Ementa:

Limite. Derivada. Regras de derivação. Utilização da derivada no estudo de funções. Matrizes. Razões e Proporções. Grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Porcentagens.

Ementa:

Reflexão sobre os elementos e características da comunicação humana. Instrumentalização e desenvolvimento da prática da comunicação oral e escrita. A comunicação objetiva e as polissemias discursivas. A variabilidade das situações comunicacionais. Desigualdade e exclusão social e Atribuições e Princípios Éticos.

Ementa:

Noções básicas das ciências econômicas. Evolução dos Pensamentos Econômicos. Visão geral das questões econômicas fundamentais: mercado, preços, população, meios de subsistência e renda nacional. Microeconomia: teoria da oferta e demanda e equilíbrio de mercado. Macroeconomia: Medida do produto e da renda nacional.  Teoria da determinação da renda. Introdução à teoria monetária. Desenvolvimento econômico.

 

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Estruturação das seguintes demonstrações financeiras: Balanço patrimonial, Demonstração do resultado do Exercício. Apuração, distribuição e destinação do resultado do exercício.

Ementa:

Introdução ao estudo do comportamento organizacional. O comportamento humano nas organizações. Psicologia Organizacional. Stress Funcional. Planejamento de mudanças, inovação, motivação e desenvolvimento de equipes. Ensino Indígena, Desigualdade e exclusão social, Educação inclusiva e Atribuições e Princípios Éticos.

Ementa:

Conceitos básicos: população, amostra, amostragem, variáveis aleatórias. Séries estatísticas. Índices. Tabelas e Gráficos. Medidas de posição e de variabilidade. Regressão e Correlação: linear e múltipla. Ajuste e previsão.  Probabilidade. Estimação. Testes de Hipóteses.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Contrato de trabalho; contrato de aprendizagem; trabalho rural; trabalhador eventual, avulso e autônomo; identificação profissional; segurança e medicina do trabalho; disciplina no trabalho; salário e remuneração: composição; medidas de proteção do salário; férias e 13º salário; indenização e FGTS; duração da jornada de trabalho; proteção do trabalho da mulher e do menor; sindicato: contribuição sindical; acordo coletivo de trabalho e convenção; greve; processo trabalhista; repouso semanal remunerado. Benefícios Previdenciários.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Sistema de informação nas empresas. Conceitos básicos. Tecnologia de informação. Banco de dados. Sistema de gerenciamento. Sistemas operacionais. Sistema de gestão. Sistemas integrados de gestão empresarial. Planejamento e implantação de sistemas contábeis. Aplicativos genéricos. Contabilidade e Controladoria. Subsistemas de informação contábil para o gerenciamento da empresa. Uso dos recursos da informática no planejamento, desenvolvimento, implantação e integração de sistemas. Análise e avaliação dos sistemas. Princípios de auditoria de computadores. Relatórios contábeis gerados para processos de decisão.

Ementa:

Estruturação das seguintes demonstrações financeiras: Demonstração das Mutações Patrimônio Líquido, Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado DVA. Notas Explicativas; Relatórios da Administração; Pareceres de Auditores Independentes; Pareceres do Conselho Fiscal; Informações por Segmento; Eventos Subsequentes; Operações em Descontinuidade. Participação da contabilidade no controle e preservação do meio ambiente.

Ementa:

A ética. A moral. A ética profissional. Aspectos práticos da ética profissional na contabilidade. A ética profissional como princípio de valorização profissional. O Código profissional dos contabilistas.

Ementa:

Conceitos básicos de custos. Princípios Contábeis e Convenções aplicadas a Custos. Terminologia da Contabilidade de Custos. Classificação dos Custos. Departamentalização. Custeio de materiais diretos e mão de obra direta. Métodos de Custeio. Rateio dos Custos Indiretos. Mapas de alocação de custos.

Ementa:

O Direito e a legislação tributária. O Sistema Constitucional Tributário. Fontes do Direito Tributário. Das Normas Gerais do Direito Tributário. Da Legislação Tributária dos Principais Impostos e Contribuições. A Punibilidade em matéria tributária.

Ementa:

Conceito de capital e juros. Capitalizações simples e composta. Descontos simples e composto. Equivalência de taxas. Capitalização contínua. Equivalência de capitais. Fluxo de caixa. Série de pagamentos e amortização de dívidas e financiamentos. Métodos de avaliação de fluxos de caixa. Método do fluxo de Caixa Descontado. Mercado financeiro. Calculadoras financeiras.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.

Ementa:

Investimentos avaliados pelo método de equivalência patrimonial. Ágios e Deságios. Debêntures. Ações em tesouraria. Incorporação, fusão e cisão de empresas. Dissolução, liquidação e extinção de empresas. Consolidação das demonstrações contábeis. Conversões.

Ementa:

Controladoria: conceitos, funções e atribuições nos dias atuais. Funções do Controller. O Contador na Controladoria. Fluxo de caixa. Balanced Score Card. Controle Orçamentário e Financeiro. Indicadores Empresariais (Ebitda, Eva, Mva).

Ementa:

O que é Perícia Contábil: objetivos e tipos de perícia; Distinção entre Perícia Contábil e Auditoria; Qualificações do Perito Contábil; A Carreira de Perito Contábil; Objetivo da Perícia Contábil: emitir um laudo; A Perícia Contábil e os Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos; Normas sobre Perícia Contábil; Possibilidades de Perícia Contábil; Fraudes em Contabilidade; Estruturação do Trabalho de Perícia Contábil; Estudo de Caso de Incorporação.

Ementa:

  • LIBRAS (Disciplina oferecida na estrutura curricular do curso, em caráter opcional, de acordo com o Decreto n. 5.626/2005).
  • Análise de Indicadores e Avaliação de Desempenho Empresarial
  • Análise de Projetos em Agronegócios
  • Direito Ambiental
  • Economia Rural e Comércio Exterior
    • Língua Espanhola

Ementa:

Acompanhamento e controle das atividades desenvolvidas na disciplina. Orientação para o desenvolvimento, testes e integração dos projetos. Acompanhamento e controle das atividades. Avaliação e apresentação do Trabalho de Conclusão.

Ementa:

Contrato Social, Abertura de Empresa, Documentação Junto à Receita Federal, Prefeitura, Junta Comercial, Vigilância Sanitária, CETESB, Estruturação e Implantação de Sistema de Custeio, Controle de Estoque, Mapa de Rateio Interdepartamental, Contabilização dos Custos, Integração entre Custos e Contabilidade Financeira, Análise das Demonstrações Financeiras.

Ementa:

Com base no Parecer CNE/CES n. 261/2006, compreende a integração e a socialização pessoal e profissional dos estudantes, que ocorre nos intervalos de 20 minutos por dia letivo (padrão da IES). A utilização dos intervalos como atividade acadêmica, além daquelas atividades que ocorrem em sala de aula, é uma prática consagrada na incorporação à hora escolar brasileira e se enraíza no próprio racionalismo pedagógico, fazendo parte da atividade educativa e formativa do aluno e do tempo de trabalho escolar efetivo, uma vez que, também nos intervalos, o aluno fica sobre a influência direta da Faculdade e do ambiente acadêmico institucional, no seu sentido amplo.