Ernando Gomes de Sousa graduou-se em Sistemas de Informação pela Faculdade de Balsas em março de 2012. No mesmo período foi aprovado na seleção de mestrado da UERN (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte/UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Árido). O Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE) conversou com Ernando Gomes de Sousa para saber mais detalhes sobre o mestrado que acontece na cidade de Mossoró-RN. Confira a entrevista com o mestrando, clicando em leia mais! (21/03/2012).
De que forma aconteceu o processo seletivo do mestrado no Rio Grande do Norte?
A seleção de alunos para o mestrado da UERN/UFERSA é realizada através de análise de currículo e cartas de recomendação. A não obrigatoriedade da realização de uma prova não implica dizer que o acesso a um mestrado com esse tipo de triagem seja mais fácil. Ela obriga o candidato ter uma vida acadêmica bastante dinâmica, pois nela é analisada a quantidade de participações em cursos de extensão e sua relevância, cursos de qualificação, programas de iniciação científica, publicações de artigos, participações de eventos de grande relevância.
Considerando o fato de oportunizar ao acadêmico a participação de todas as atividades citadas no parágrafo anterior, a Unibalsas está de parabéns! A instituição realiza o Programa de Iniciação Científica (PIC), sempre é sede da Maratona Brasileira de Programação promovida pela Sociedade Brasileira de Computação, tem excelentes professores que orientam os alunos na criação e continuação de projetos. A minha participação em várias atividades como estas foram decisivas para minha aprovação no mestrado.
Qual o objetivo do mestrado que você escolheu?
O objetivo do Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação UERN/UFERSA é formar docentes e pesquisadores na área de Computação, capazes de realizar atividades de pesquisa e ensino, e de aplicar consistentemente o conhecimento científico no desenvolvimento de novas tecnologias que atendam demandas emergentes da sociedade.
Eu escolhi a linha de pesquisa Sistemas Computacionais. Esta linha tem como objetivo o estudo e o desenvolvimento de métodos, técnicas e ferramentas para a concepção de sistemas computacionais, enfatizando a melhoria da qualidade de produtos e processos. Abrange temas como engenharia de software, projeto e implementação de banco de dados, inteligência computacional, sistemas de apoio à decisão e segurança de sistemas.
Quais as suas expectativas com relação a essa nova fase da sua formação?
A busca pelo crescimento profissional levou-me a busca de um mestrado. Pretendo durante esse mestrado adquirir conhecimento que venha tornar-me um profissional diferenciado, capaz de oferecer soluções agradáveis a problemas encontrados na vida social das pessoas.
Qual o conselho que você deixa para os alunos graduandos que pretendem continuar estudando após a graduação?
“Disciplina é a parte mais importante do êxito”. Ter uma vida acadêmica ativa é a chave não só para dar fôlego a continuação dos estudos do aluno após a graduação, como também na vida profissional. Durante o tempo dispensado a concretização de um curso de graduação, o aluno tem a oportunidade de irrigar-se de conhecimento dos mais variados tipos, por meio das mais variadas formas e com profissionais bastantes diversificados, pois durante ela o aluno tem contato com professores de várias áreas, projetos em diversos campos com parceria de empresas e em contato com colegas de conhecimento variados. Aproveitar o contato com excelentes professores, buscar conhecimento além dos solicitados por ele, participar de todas as atividades acadêmicas disponibilizadas pela faculdade e solucionar desafios também fora do âmbito acadêmico é fundamental.